domingo, 12 de setembro de 2021

BOLO NESCAU – BOLO MESCLADO

 

Bolo Nescau - Bolo Mesclado @umboloxadrez


Esta receita tem muita história para mim...

Foi a primeira coisa que preparei na cozinha, com a ajuda da minha mãe, é claro! Depois só com a supervisão dela e finalmente sozinha.

Fazia um bolo desses todos os finais de semana!

Não exatamente como este, assim mesclado, de duas cores. No começo, o que eu preparava era todo de chocolate.

No caderno de receitas dela estava com o nome de BOLO NESCAU.

Eu queria mostrar a receita "original" escrita no caderno da minha mãe, com a letra linda que ela tem, mas...infelizmente, minha mãe não tem mais o caderno que fez parte da minha infância gourmet.


No instagram  @umboloxadrez eu fiz esta postagem um tempo atrás, e este caderno da foto é meu. Ele tem uns 30 anos! Só que eu não copiei exatamente como estava no da minha mãe, cheio de detalhes no modo de preparo, mas de qualquer forma vou escrever a receita aqui, do BOLO NESCAU, e vou explicar como fazer para ficar um BOLO MESCLADO como o da foto.


Ainda criança eu já fazia deste jeito, separando uma parte da massa clara antes de colocar o chocolate* (hoje em dia eu uso chocolate mesmo, não achocolatado).

E ele fica uma delícia! Bem amanteigado, lembra o bolo Pullman da minha infância.

Então vamos a receita do BOLO NESCAU, que dá para fazer o BOLO MESCLADO.

 

Ingredientes:


  • 2 ovos.
  • 2 colheres de margarina (ou manteiga).
  • 1 xícara de açúcar.
  • 1 xícara de leite.
  • 2 xícaras de farinha de trigo.
  • 2 colheres de chocolate em pó ou achocolatado (lembrando que o Nescau é um achocolatado)
  • 1 colher de sopa de fermento em pó.

 

Modo de preparo:

 

Bater as claras em neve e reservar.

Bater as gemas, com o açúcar e a margarina até ficar espumoso.

*Se você quiser o BOLO NESCAU (todo de chocolate), então terá que colocar o chocolate nessa hora. Se quiser o bolo mesclado, continue seguindo sem o chocolate que será colocado só em metade da massa.*

Acrescente a farinha intercalando com o leite. Misture o fermento e depois, já fora da bateria, misture as claras em neve com delicadeza.

**Para fazer o BOLO MESCLADO:

Coloque metade dessa massa (ainda SEM o chocolate) em uma assadeira untada e enfarinhada.

Na outra metade que ficou na tigela, misture o chocolate em pó e então coloque por cima da massa branca já na assadeira, e leve para assar em forno aquecido a 210°.

Eu usei uma forma de bolo inglês de uns 22 cm X 8 cm com 6 cm de altura.

Uma dica: Para o bolo ficar bem amanteigado, coloque colheres beeeem cheias de manteiga ou margarina.

Depois eu vou postar como fazer o BOLO ZEBRADO, que é um processo parecido.


Dúvidas...Deixe seu comentário aqui ou no instagram @umboloxadrez que lá eu respondo mais rápido, ok?




Bom apetite,

Até a próxima!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer comentar? Escreva aqui.

Seguidores