sexta-feira, 5 de julho de 2013

POLENTA COM MOLHO BOLONHESA



Em minha opinião, este é um prato único, daqueles que não precisa de nenhum acompanhamento, mas vai bem uma saladinha de rúcula.

Ótimo para esses dias mais frios, pois é um prato quente e calórico.

Algumas pessoas já vão ficar com o pé atrás só de se falar em calorias..rs, mas no frio podemos comer um pouco mais e esse prato é tão gostoso que podemos comer sem culpa alguma..rs.

Bem...Algumas pessoas podem me criticar, por postar uma receita que eu preparo usando um produto pré-pronto, mas eu sou uma dona de casa e não uma escrava do lar!

Uso sim, muitos ingredientes que facilitam a vida, apesar de preferir os tradicionais frescos (quase sempre os utilizo), contudo, no caso da polenta, se eu fizer de fubá, terei que cozinhar e mexer por muito tempo, e não posso mais ficar mexendo uma panela, que me dói o ombro...Sendo assim, vai a polenta pré-pronta mesmo..rs.

Não vou passar uma receita com medidas exatas, pois faço seguindo meu instinto. Digo que as quantidades que vou escrever aqui, são só para se ter uma ideia de preparo e que são suficientes para uma travessa que renderá mais de 6 porções generosas.

Para o molho:

  • 3 colheres de óleo de soja
  • 1 cebola média picada
  • 1 dente de alho amassado
  • 500 g de carne moída
  • 1 lata de tomate pelado
  • 2 tomates picados sem sementes
  • 1 tablete de caldo de carne
  • 1 ½ xícara de água
  • Sal e pimenta a gosto


Coloque em uma panela, o óleo e a cebola. Leve ao fogo até murchar e depois coloque o alho, frite um pouco e acrescente a carne moída e um pouco de sal.

Quando a carne estiver bem fritinha, coloque a água, o tomate pelado (eles vem inteiros, por isso, amasse os tomates já dentro da panela) e o caldo. 

Deixe ferver até apurar, secar um pouco, e então acerte o sal.

Acrescente os tomates picados, deixe ferver sem desmanchar e desligue o fogo.

Reserve enquanto prepara a polenta.

Para polenta:

Existem várias marcas de polenta pré-pronta no mercado, faça uma receita como indicado no pacote.


Para montagem:

Coloque metade da polenta em uma travessa refratária, faça uma camada com metade do molho e cubra com queijo (preferencialmente mozarela que derrete melhor).

Coloque o resto da polenta e cubra com molho e novamente a mozarela, pode polvilhar por cima de tudo, queijo parmesão ralado, para fazer um gratinado mais bonito.


Leve ao forno quente até gratinar.

Cuidado na hora de servir e comer, pois ela demora para esfriar e pode queimar a boca dos mais apressados..rs.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer comentar? Escreva aqui.

Seguidores