sexta-feira, 31 de maio de 2013

BOLO DE FÉCULA DE BATATA



Aaahhhh...esse bolo..rs

Como escutei meu pai falando deste bolo!!..rs...E como foi difícil achar a receita certa, do bolo que ele comeu quando ainda era solteiro!

Eu poderia intitular como BOLO DE FÉCULA DE BATATA DA SALMA, mas não tenho certeza que essa era a receita que a Dona Salma fazia, não vou arriscar. Vou contar a história desse bolo e meu pai:

Pois é...por volta de 1959, meu pai veio do interior de São Paulo para a capital, e segundo ele, em uma visita a uma parente (ou família amiga, não sei bem), foi servido café e um bolo de fécula de batata.

Desde que me conheço por gente, escuto meu pai falar maravilhas deste bolo e sempre fiquei imaginando como seria.

Lembro que em um dos livros do “Sítio do Pica-pau Amarelo” de Monteiro Lobato, existe um diálogo (não lembro detalhes) que alguém fala do gosto de um doce que era tão fantástico, que tinha “gosto do doce mais gostoso do mundo”. Bem, assim fica fácil, cada um pode imaginar o seu doce preferido, certo? E na minha imaginação infantil, pensava inúmeras coisas sobre esse bolo fantástico que meu pai não esquecia e que não tínhamos a receita.

É...não tínhamos a receita não sei por quê!

Minha avó, mãe do meu pai, cada hora dizia uma coisa. Que a Salma (a dona da casa que preparou o tal bolo) não queria dar a receita, ou que ela tinha dado mas minha avó não sabia onde estava...rs

Com isso, cresci escutando meu pai falar desse bolo com saudades.

Faz muitos anos, eu quis agradá-lo e fiz a receita que tinha em uma caixa de fécula de batata que comprei no supermercado. Só que não agradou...não era igual “aquele” de 1959. Depois entendi o motivo, pois nesta receita ia farinha de trigo e o gosto ficava de um bolo comum.

Até que, pouco tempo atrás achei uma receita antiga que resolvi experimentar.

E não é que acertei?! Meu pai ficou tão feliz e satisfeito, que deu gosto de ver..rs...até com brilho nos olhos!

Esse bolo é bem gostoso mesmo, fofíssimo...mas acho que só para meu pai era muito especial...para ele, esse era o bolo com “gosto do doce mais gostoso do mundo”..rs


Ingredientes:

  • 200 g de fécula de batata
  • 2 xícaras de açúcar
  • 5 ovos
  • 3 colheres de sopa bem cheias de margarina
  • 1 colher de sopa rasa de fermento em pó


Modo de preparo:


Bater as claras em neve e reservar.

Na batedeira, bater as gemas com o açúcar e a margarina até ficar um creme fofo e claro.

Retire da batedeira e com uma espátula, ou com o fouet, misture a fécula ao creme com delicadeza. Quando estiver incorporado, acrescente o fermento e as claras em neve, sem bater muito, mas deixando homogêneo.

Coloque em forma de mais ou menos 25 cm por 5 de altura, untada, e leve ao forno pré aquecido, mas não muito quente (mais ou menos 170°), por uns 20 a 25 minutos. 

Ele não fica muito corado, e em cima fica uma "casquinha" mais crocante.

Ah! E pode ser consumido por pessoas com intolerância ao glúten  pois não contem farinha de trigo. 
*******************************************************
Clicando AQUI, você acompanha uma RESENHA sobre esse bolo, onde também tem uma foto da caixa com a receita que vai farinha de trigo.

E também tem um vídeo no nosso canal do YouTube:


Siga a playlist:


Culinária "Era Uma Vez, Um Bolo Xadrez"




23 comentários:

  1. Un bizcocho delicioso, el corte se ve sensacional, me encantan los bizcochos y este la verdad es que tiene que estar estupendo.
    Me quedo por tu blog
    Un beso y buen fin de semana

    ResponderExcluir
  2. ha eu amo bolo e fofiho asim tudo de bom parabens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é fofíssimo Rita...você já fez? É uma delícia também! abraços.

      Excluir
  3. Oi Sé..sou eu, Regina Feres(rsrsrs) , que legal vc ter achado a receita original! Mais legal ainda deve ter sido o prazer de ter proporcionado essa lembrança boa ao seu pai...bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Re!!!
      Pois é menina...rs...ele ficou com um brilho nos olhos que fazia tempo que não via! E o melhor foi ele ter achado igual a que comeu décadas atrás!..rs

      Excluir
    2. esse seu blog é redondinho. O pouco que tem é ótimo.

      Excluir
    3. Obrigada João!
      Aos poucos o blog está crescendo...devagar para manter a qualidade..rs
      Bem...já que gostou..rs...se quiser divulgar serei muito grata..rs
      Valeu pela mensagem! ;-)

      Excluir
  4. Acabei de fazer o bolo, ficou muito macio e muito saboroso. Recomendo. Parabéns pela receita.

    ResponderExcluir
  5. OBRIGADA POR COMPARTILHAR ESTA RECEITA. HA ALGUNS DIAS DESCOBRI QUE MINHA ALIMENTAÇÃO ESTA PREJUDICANDO MINHA SAÚDE, POR ISSO DEVO EXCLUIR O GLÚTEN E O LEITE DA MESMA.COMO HA ANOS ATRAS NA ÉPOCA EM QUE MINHA QUERIDA VOVÓ ERA VIVA, ELA HAVIA FEITO ESTE BOLO,POREM EU ANO DISPUNHA DA RECEITA ENTÃO RESOLVI PROCURA-LA E GRACAS A VOCÊ CONSEGUI. SÓ ME RESTA AGRADECER NOVAMENTE. TENHO CERTEZA QUE VOCÊ ESTARÁ AJUDANDO MUITAS PESSOAS QUE ASSIM COMO EU ESTÃO PRECISANDO DE MAIS OPÇÕES PARA ENRIQUECER A ALIMENTAÇÃO, DEVIDO A ALGUMAS RESTRIÇÕES ALIMENTARES..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena que você está como Anônimo...
      Gostaria muito de agradecer a mensagem e não sei se você verá essa resposta.
      Bem, meu foco não são as receitas "especiais". Eu gosto de publicar de tudo, mas conheço um blog chamado "comer especial" ( http://www.comerespecial.com/ ) que tem receitas próprias para quem tem restrições alimentares, dê uma olhada...está em espanhol (se não me engano) mas com a ajuda do Google tradutor você não terá dificuldades, ok?

      Excluir
  6. Acho q a maior delícia dessa receita, foi o fato de vc compartilhar a linda história por trás de sua aventura culinária. Obrigada por compartilhar, com certeza vou agorinha mesmo pra cozinha experimentar o "doce mais gostoso do mundo" do seu pai :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que delícia de mensagem Selene!
      Obrigada!
      Sei que a maioria das pessoas só lê a receita propriamente dita...Fico feliz quando alguém lê mais do que isso, e principalmente "gosta"
      Obrigada pelo carinho.

      Excluir
  7. Adorei a receita! Amo esse bolo e até então só tinha achado receita que vai farinha de trigo. Obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  8. Olá! !
    Vou fazer hoje essa receita. Se você quiser tenho a receita de biscoito de fécula de batata. E delicioso. Caso queira está no deby dicas, no meu Blogger.
    Depois escrevo para falar do bolo.
    Adorei a história, pois o biscoito de fécula de batata é uma receita antiga de família.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Fiz o bolo... ficou lindo!! Obrigada pela receita!

    ResponderExcluir
  10. Duzentos gramas de fecula equivalem a quantas xícaras?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carmem, tudo bem?
      Te peço desculpas por não saber responder, pois nunca medi em xícaras. As vezes compro em caixinha no supermercado, e vem exatamente 200 grs...ou coloco na balança.
      Arrisco (é só um palpite, ok?) dizer que são 1 e 1/2 a 2 xícaras, porque a fécula é bem leve.

      Excluir

Quer comentar? Escreva aqui.

Seguidores