sexta-feira, 15 de outubro de 2021

CRUMBLE DE BANANA

Crumble de banana - torta de banana @umboloxadrez


Crumble é um tipo de torta de farofa, super fácil de fazer, que eu acho ótima para aproveitar frutas que estão bem maduras.

Esta de hoje é a de banana, mas eu já preparei com maçã, pera, abacaxi (este último eu dei uma cozida nele para ficar mais pastoso). Também já fiz misturando frutas com castanhas do Pará, nozes e também uvas passas ou damascos.

Acho que dá para fazer com doces de frutas, tipo geléia, mas eu nunca fiz apesar de ser uma torta que preparo com frequência aqui em casa.


E esta como outras tantas receitas eu postei primeiro lá no instagram @umboloxadrez convido você a nos seguir por lá, ok? 



Mas vamos a receita do CRUMBLE DE BANANA (mais um tipo de torta de banana deliciosa).


Ingredientes:



  • 2 xícaras de farinha de trigo.
  • 4 colheres de sopa cheias de margarina ou manteiga gelada.
  • 1 colher de canela em pó.
  • 1/2 xícara de castanhas picadas (nozes, castanha do Pará, caju o que você preferir. Eu usei castanhas do Pará...Mas também é um item opcional*).
  • 1 xícara de açúcar.
  • 4 a 5 bananas bem maduras.
  • suco de limão.

Modo de preparo:


Coloque em uma tigela a farinha, o açúcar, a canela, as castanhas e a margarina. Faça uma farofa misturando estes ingredientes com os dedos ou com a ajuda de um garfo, sem amassar muito para não virar uma massa compacta.

Com metade dessa farofa, forre o fundo e laterais de uma assadeira, apertando de leve.

Descasque as bananas, corte em rodelas e coloque como recheio da torta, regando a banana com o suco de limão.

Se as bananas não estiverem muito doces, polvilhe um pouco de açúcar, mas isso SÓ SE a fruta usada não estiver doce.

Depois, cubra com o resto da farofa.

Para formar “bolinhas de massa”, aperte um pouco antes de espalhar sobre as frutas.

Leve para assar em forno médio, até ficar dourado.

Você pode servir quentinha ou fria e fica uma delícia com chantilly ou sorvete de creme.

Bom apetite,

Até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer comentar? Escreva aqui.

Seguidores