segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

VINAGRETE – MOLHO VINAGRETE

 

Vinagrete - Molho Vinagrete

Todo mundo conhece vinagrete como uma salada (tem quem diga que é um molho) que acompanha churrasco, mas na verdade o vinagrete pode ser feito para consumo em qualquer refeição.

E é tão simples de fazer, que com certeza, vai ter quem diga que nem precisava fazer uma postagem sobre ele!

Mas existem muitas pessoas iniciando na culinária, que pensam ter muitos segredos e que é difícil fazer, então vamos desmistificar e mostrar que é bem simples, ok?

Existem algumas variações.

Tem quem gosta de colocar alho poró, cebolinha verde e já vi com repolho picadinho. Posso dizer que fica bem gostoso, mas vou falar aqui do vinagrete tradicional...o básico.

Lembrando que vou falar COMO EU FAÇO o meu vinagrete! Eu não tenho técnica de chef..rsrs...mas ninguém reclama dos pratos que faço, minha culinária é despretensiosa e muitas vezes até recebo elogios..rsrsrs


Os ingredientes para um vinagrete tradicional são:

Vinagrete - Molho Vinagrete

  • Tomates vermelhos sem sementes (tem quem prefere tirar a pele, mas eu não tiro) picados em cubinhos pequenos. Para a quantidade como a da foto, use três tomates médios.
  • Cebola picada (1/2 cebola média).
  • Salsinha picada (mais ou menos 1 maço).
  • Azeite (mais ou menos 4 colheres).
  • Vinagre branco, ou de maçã (mais ou menos meia xícara).
  • Sal a gosto (Eu nem uso! Então aconselho a você experimentar antes de colocar).
  • Água morna (mais ou menos uma xícara).

 

Como fazer:


Higienize bem os tomates e a salsa.

Pique a cebola e coloque em uma tigela funda.

Acrescente a água morna (a água morna ajuda a tirar o excesso de acidez da cebola).

Retire as sementes dos tomates e pique em pedacinhos pequenos (do tamanho de um feijão).

Pique a salsa e coloque tudo junto com a cebola sem escorrer a água.

Tempere com o azeite e o vinagre de maçã.

Misture tudo e prove o sabor antes de colocar o sal. Se for salgar, vá adicionando aos pouquinhos, provando sempre para não salgar demais.

Aconselho a não usar o sal se for servir com churrasco, pois as carnes já são bem salgadas.


Espero que tenha gostado e se houver alguma dúvida é só perguntar.



E se você quiser uma resposta mais rápida, siga o @umboloxadrez no Instagram, que lá eu te respondo rapidinho, ok?



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer comentar? Escreva aqui.

Seguidores