segunda-feira, 20 de maio de 2013

MASSA BÁSICA PARA TORTA DOCE



Era uma vez, uma receita de TORTA DE RICOTA, que foi retirada de um livro chamado Garfo e Colher.






















Minha mãe adaptou um pouco e depois foi sendo adaptada por mim, até chegar a forma atual.


É uma massa básica, que faz aquela “casquinha”, tipo biscoito amanteigado, e serve para várias montagens de torta doce.

Vou dar algumas sugestões de como eu uso essa massa:
Para a TORTA DE RICOTA (que foi a origem), TORTA DE FRUTAS com o creme para bolo e pavê e frutas como morango ou pêssego em calda, TORTA DE LIMÃO, TORTA DE BRIGADEIRO CREMOSO, TORTA DE CASTANHAS E FRUTAS SECAS, TORTA DE BANANA COM CHOCOLATE, TORTA DE NOZES E DOCE DE DAMASCO...Enfim, se eu lembrar de mais algum jeito de usar, eu atualizo a postagem escrevendo aqui.

Agora vamos a receita.



Ingredientes:

  • 2 xícaras de farinha que trigo
  • 3 colheres de sopa de açúcar
  • 3 colheres de sopa de margarina gelada (bem cheias)
  • 1 ovo inteiro


Modo de preparo:

Eu gosto de preparar massas no multiprocessador, usando a peça “faca”.

Colocar todos os ingredientes no multiprocessador e bater até formar uma bola. É rápido.

Neste caso, como não há contato manual e a margarina não perde o frescor, eu não dou o tempo de descanso, mas se amassar com as mãos, é bom deixar um tempo na geladeira.

Se for misturar manualmente, coloque em uma tigela grande a farinha de trigo e o açúcar, fazendo um furo no meio (como um vulcão).

Dentro deste furo, coloque o ovo já mexido e a margarina em pedaços. Com a ajuda de um garfo e uma faca, vá misturando até formar uma farofa.

Depois é “mão na massa” literalmente.

Amasse rapidamente com uma das mãos, até ficar homogenia, mas tem que formar a bola bem rápido, para margarina não perder o frescor e começar a soltar óleo, pois se acontecer isso, você terá que acrescentar mais farinha e a massa ficará endurecida depois de assada.

Se preparar com as mãos, é bom deixar em descanso na geladeira por uma ou duas horas, embrulhado em filme plástico ou papel alumínio.

Depois, é só abrir na assadeira que nem precisa estar untada.

Eu abro direto na assadeira, dando forma com os dedos tanto no fundo como na “parede” da assadeira. Se preferir abrir com o rolo de massa, terá que jogar farinha de trigo na bancada e passar no rolo também, mesmo assim poderá grudar e talvez seja difícil colocar na assadeira, pois a massa é quebradiça. 

Você também pode abrir dentro de um saco plástico.

Se quiser uma “casquinha” mais fina, sugiro uma assadeira de 25 cm de diâmetro por 3 cm de altura. Caso queira mais grossa, use uma de 20 cm por 5 cm de altura.


* Peço desculpas, pois esta foto, tirei depois da torta assada. Esqueci de fotografar com o alumínio antes de colocar no forno. Mas é só para exemplificar como deve ser feita a proteção da lateral da massa.*



Proteger a lateral com papel alumínio, pois esta parte assa mais rápido e pode queimar antes da base da torta estar pronta. Fazer alguns (poucos) furos com um garfo na base, para massa não inchar, mesmo assim ela cresce um pouco, parece que forma uma bolha, mas quando for retirar o alumínio ela abaixa. 

O alumínio será retirado uns 10 a 15 minutos depois. Voltar ao forno para deixar assar e dourar com o resto.

Assar até ficar sequinho e levemente dourado.
Pode ser congelado para você montar sua torta em uma hora de emergência.



31 comentários:

  1. Essa massa fica maravilhosa... É super prática de fazer e fica bem crocante!!! Adorei!!! Parabéns para o blog!!! Super indico!!!

    ResponderExcluir
  2. Olha gente fazia tempo que eu queria aprender a fazer uma massa de torta gostosa... Agora aprendi... Essa massa fica simplesmente deliciosa... Fiz no multiprocessador e deu super certo... Muito obrigada ao blog pelas excelentes dicas e especial receita...

    ResponderExcluir
  3. Olha gente fazia tempo que eu queria aprender a fazer uma massa de torta gostosa... Agora aprendi... Essa massa fica simplesmente deliciosa... Fiz no multiprocessador e deu super certo... Muito obrigada ao blog pelas excelentes dicas e especial receita... Parabéns Sérgia Renné!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anônimo...não sei se você é a mesma pessoa das outras postagens, mas obrigada a todos..rssr...Preciso retomar o blog, que está um pouco largado.rs

      Excluir
  4. Olá, posso usar essa massa para tortinha na forminha de empada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carine, eu já fiz e fica muito boa, mas se você fizer muito alta, vai muito recheio, e dependendo, pode ficar enjoativo, mas dá para fazer sim!

      Excluir
  5. Essa massa quebra fácil depois de assada. Queria fazer mini tortinhas com recheio de creme com frutas. E preciso de uma massa que não quebre fácil durante o manuseio. Obrigada! Fico no aguardo de uma resposta.

    ResponderExcluir

  6. Essa massa quebra fácil depois de assada? Queria fazer mini tortinhas com recheio de creme com frutas. E preciso de uma massa que não quebre fácil durante o manuseio. Obrigada! Fico no aguardo de uma resposta.

    ResponderExcluir

  7. Essa massa quebra fácil depois de assada? Queria fazer mini tortinhas com recheio de creme com frutas. E preciso de uma massa que não quebre fácil durante o manuseio. Obrigada! Fico no aguardo de uma resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eliana. Essa massa é bem parecida com biscoito amanteigado, não confundir com sequilhos que realmente são quebradiços.
      Já fiz dessa massa e congelei para depois rechear e não quebrou, mas também não é uma massa dura, tem que ter certa delicadeza para manusear.
      Olha, para tirar tua dúvida, te aconselho a fazer uma receita para experimentar, só assim para você ter certeza se é o que você precisa, concorda?
      Espero ter ajudado.

      Excluir
  8. Olá adorei a massa mas gostaria de saber quanto tempo fica no forno e qual a temperatura?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Eliana, faltou isso...mas é que até mesmo no meu forno, as vezes o tempo varia, dependendo da espessura que ficou a massa, por exemplo.
      Eu acabo indo no "olhometro" mas é em torno de uns 25 minutos que eu deixo (como disse, pode variar de forno para forno) e a temperatura média, em torno de uns 200°.

      Excluir
  9. Olá! Pode ser margarina dessas de pote?

    ResponderExcluir
  10. Ola,
    Eu posso acrescentar umas 3 colheres de chocolate em pó ? pois quero fazer uma torta de chocolate e visualmente ficaria mais bonita se a massa fosse de chocolate também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca fiz isso, mas acho que não tem problemas a não ser que a massa pode ficar um pouco dura.

      Excluir
  11. Ola se eu colocar numa forma de vidro ela podera desenformar normalmente?

    ResponderExcluir
  12. Ola se eu colocar numa forma de vidro a torta podera desenformar normalmente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flora, tudo bem?
      Olha, até ter essa forma de fundo falso, eu sempre fiz essa massa, ou melhor dizendo..rs...a própria torta de ricota da receita do livro, em forma de vidro...mas nunca desenformei, servindo a torta no próprio refratário.
      Então não sei te dizer se dá para desenformar sem quebrar, desculpe.
      Te aconselho a untar e enfarinhar bem, mas não posso te garantir nada.
      Se você tentar, depois você vem aqui falar se deu certo? Para o caso de outras pessoas terem a mesma dúvida, ok? Beijos

      Excluir
  13. Olá Sérgia!
    Fico lendo os comentários depois de ler as receitas e voltei no tempo como a amiga que fez um comentário sobre o bolo xadrez. Pelo jeito nós estávamos assistindo o mesmo programa Note e Anote com Ana Maria Braga.....Coloca anos nisso!!!!kkkkkk
    Agora volto no tempo ao ver a foto daquele livro de receitas "Garfo e Colher". Em 1970 casei e minha cunhada que morava em São Paulo tinha enviado o livro no meu tempo de noivado. Foi o mais usado durante muitos anos. Não sei como "desapareceu" e quando vi a foto achei que era o meu pois está igualzinho ao que eu usava....kkkkkkk A primeira receita que fiz foi uma torta de maçã com canela. Vai colocando os ingredientes num refratário ou forma e por último os ovos batidos com a margarina derretida. Fomos passear na ilha de Paquetá e meu noivo (casamos logo depois) gostou muito. Adorava quando fazia para sobremesa do jantar.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Susana! Que delícia de comentário!
      O programa era esse mesmo, Note e Anote e a Ana Maria ainda na Record. A culinarista era a Isamara Amancio, né? Isso tem uns 20 anos..rsrsrs
      Fiquei curiosa com esta receita da torta de maçã e quando for a casa da minha mãe, vou olhar no livro...só espero que não seja parte da folha que está faltando..rsrs, pois este livro a minha mãe também usou demais! Lembro dele e eu ainda bem pequena, adorava olhar as fotos e tinha umas "abinhas" coloridas que saiam para fora e eram para demarcar os capítulos, né?...Pois eu arranquei todos de tanto que gostava..kkkk...Talvez eu que tenha sumido com esta página que falta, mas isso eu não lembro.
      Se eu fizer a receita da torta, vou colocar uma postagem aqui no blog.
      Obrigada pela mensagem Susana e volte sempre que possível para novas histórias, ok?
      Abraços.

      Excluir
  14. Adorei essa massa... uso para torta de queijo e torta de limão...
    Muito obrigada pela postagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina Sandra!!! Obrigada a você por voltar para deixar essa mensagem carinhosa...Beijos <3

      Excluir
  15. Olá, adorei a massa! Faço na torta de morango e fica sensacional, crocante na medida certa. Ja tinha feito várias outras receitas, mas nenhuma assim, prática e gostosa. Obrigada por compartilhar! Só fiquei com uma duvida, se eu for congelar a massa para usar depois, como é o passo a passo? Congelo com ela assada é? E para descongelar, tem que voltar para o forno?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jessica, obrigada pela mensagem!
      Olha, nunca congelei essa massa crua, só assada.
      Eu asso normal e depois de fria coloco em um saco próprio para congelar, ou enrolo em filme plástico para levar ao freezer.
      Congelo na própria forma ou desenformo, mas daí precisa ter cuidado para não deixar quebrar.
      E para usar, não volta ao forno não! É só tirar do freezer e em pouco tempo já está descongelada, ok? ;-)

      Excluir
    2. Aaaa, entendi. Vou testar e ver se fica crocante igual. Muito obrigada pela atenção, viu ? :*

      Excluir
    3. Depois me conta como ficou, ok? <3

      Excluir

Quer comentar? Escreva aqui.

Seguidores