domingo, 25 de junho de 2017

VÍDEO "Como usar um DESCASCADOR DE PINHÃO"

Estamos em pleno mês de junho, ou seja, é mês de Festas Juninas e é época da safra de pinhão.

Já falei aqui no blog, algumas curiosidades sobre este ingrediente tão saboroso e a araucária, a árvore que dá o pinhão, e se você quiser ler é só procurar a postagem PINHÃO (a semente da araucária) na barra de índice em "Curiosidades".

Também já passei uma receitinha (é mais uma "dica") para você fazer PINHÃO CONSERVADO NO AZEITE E ERVAS.

Fazendo esta conserva, você pode ter pinhão a sua disposição por um bom tempo, mesmo depois que já passou a época da safra. E também pode aproveitar o azeite que fica com um sabor delicioso das ervas, para preparar qualquer prato salgado ou temperar saladas. 

Garanto que você irá gostar.

Mas você também pode querer preparar alguma outra receita, como um bolo ou pão que leva pinhão como ingrediente.

E para isso, você terá que cozinhar uma boa quantidade de pinhão, o problema é que é bem chatinho descascar com a faca (óbvio que se não tiver outro jeito, vai com faca mesmo, né? ..haha).

Uma forma mais pratica e bem mais rápida de fazer isso, é usando um descascador como este do vídeo.

Você vai ver como é fácil.



sexta-feira, 23 de junho de 2017

PINHÃO CONSERVADO NO AZEITE E ERVAS

É na época de inverno que encontramos pinhão para comprar nas feiras e supermercado. Isso porque é a época que as pinhas das araucárias amadurecem e explodem, mas isto é uma curiosidade que eu falo na postagem PINHÃO (a semente da araucária).

Atualmente existem várias receitas doces e salgadas que levam este ingrediente. Na sua maioria, foram inventadas por cozinheiras das localidades produtoras para aproveitar a fartura durante a safra de pinhão. 

Aqui vou falar somente do pinhão cozido que pode ser conservado em azeite e ervas.

Existem pessoas que conservam em vinagre, mas eu acho que ele acaba ficando endurecido além de ácido demais, por isso prefiro conservar no azeite.

Esta postagem não é de uma receita com medidas certas, vai ser mais como uma dica, ok? Mas vamos listar os ingredientes e falar do modo de preparo.


Ingredientes:

  • Pinhão cozido
  • Azeite de oliva
  • Óleo de soja
  • Alho
  • Alecrim
  • Tomilho
  • Orégano
  • Sal (opcional)


Modo de preparo:


Existe quem goste de cortar as pontas dos pinhões antes de cozinhar, isso é bom para você já ver se eles estão estragados ou não, se bem que algumas vezes a parte estragada está na outra extremidade.

Também existe quem goste de colocar sal na água do cozimento. Eu nunca coloquei porque gosto dele como é, assim como nunca cortei as pontas dos pinhões.

Depois de decidir como você irá cozinhar os seus pinhões (com ou sem a ponta cortada, com ou sem sal na água), a minha dica é que o cozimento seja feito em panela de pressão. Coloque água até uns dois dedos acima dos pinhões, e cozinhe por mais ou menos 40 minutos depois que começar a chiar.



Descascar os pinhões ainda quentes facilita bastante, e se você tiver um “descascador de pinhão” como o da foto, fica ainda mais fácil. No lugar deste descascador, você pode usar um alicate.





Aqui no vídeo abaixo, eu mostro como é fácil usar o descascador.

Se você resistir e não comer tudo, pode então fazer a conserva.

Coloque os pinhões descascados em um pote de vidro, cubra com azeite de oliva e o óleo.

** Este azeite fica com um gosto maravilhoso das ervas e uma delícia para temperar saladas, por isso não se preocupe com a quantidade usada, pois um dia você irá aproveitar todo. **

Coloque o alho e as ervas, que podem ser inteiros ou picados e se quiser tempere com um pouco de sal. Misture e deixe alguns dias na geladeira para pegar sabor.

Se não quiser deixar na geladeira, então você terá que ter todo cuidado de esterilizar o vidro. Aqui no blog tem uma postagem ensinando COMO ESTERILIZAR VIDROS PARA CONSERVAS.



quinta-feira, 22 de junho de 2017

PINHÃO (a semente da Araucária)


Se você gosta de Festas Juninas, provavelmente já viu ou ouviu falar a respeito do PINHÃO. E aqui mais para o sul do Brasil, se existe um petisco com cara de Festa Junina este é o pinhão.

Digo “aqui” na região sudeste e sul porque, apesar das maravilhosas Festas Juninas do nordeste brasileiro, nunca ouvi falar (mas posso estar desinformada) que o pinhão seja consumido por lá, afinal aqui mais para o Sul é que estão os territórios mais frios e onde existem mais araucárias, e porque é bem nesta época do ano que as araucárias tem suas pinhas bem formadas e amadurecidas.

Ou seja, é nesta época que existe a “safra” do pinhão.

O pinhão nada mais é do que a semente da araucária, que se forma como uma bola chamada de pinha e que fica no alto da árvore. Quando está madura explode espalhando as sementes por vários metros de distância, ou é despregada da árvore por algum bicho que se alimenta de pinhão.
ARAUCÁRIAS no Jardim Botânico de Curitiba.

Quando cai, se espatifa no chão se abrindo e então os bichinhos retirem as sementes, comem e ainda as espalham facilitando a germinação e surgimento de novas árvores.

Algumas sementes não se desenvolvem ficando só casca, mas isso é fundamental para a planta caso contrário todas seriam mirradas e não serviriam para germinar, e muito menos para comer..haha.

Na foto abaixo você pode ver um pedaço da pinha já aberta.
Pedaços de uma pinha.              Semente formada e outras só casca. 

Observe como existem algumas sementes mais “gordinhas” intercaladas com outras que não se desenvolveram e ficaram somente na casca.

Li em algum lugar que não me recordo agora, que as pinhas levam até 4 anos para completar o ciclo de amadurecimento!!! Achei isso muito tempo para ter um “petisco” que comemos em poucas mordidas..haha.

Além de o pinhão poder ser consumido imediatamente após cozido, você também pode fazer uma conserva em vinagre ou no azeite, como eu ensino AQUI no blog na postagem PINHÃO CONSERVADO EM AZEITE E ERVAS. E também é possível preparar várias outras receitas doces e salgadas, como bolos e pães.

Um grande lamento para quem gosta de pinhão, é o fato de ele ser bem calórico.

Segundo o site da Embrapa, são em torno de 160 calorias para 100 gr de pinhão cozido (mais ou menos 10 unidades).

Mas esqueça um pouco as calorias, pois ele também tem muitos nutrientes fundamentais e se você gosta de pinhão, coma e seja feliz..haha.



sexta-feira, 16 de junho de 2017

SOPA DE BATATAS COM FRANGO

Esta sopa de batatas com frango é muito reconfortante, além de suave e nutritiva.

Ela é ideal para uma refeição leve nas noites mais frias, para quem gosta de sopa assim como eu ( e todos aqui em casa ), até nas noites e dias mais quentes também cai muito bem ...haha.

Nós aqui adoramos tomar uma sopa dessas quando voltamos da academia.

E é bem fácil de fazer.


Ingredientes:


  • 5 batatas médias ( mais ou menos 1/2 kg )
  • ½ peito de frango ( sem pele )
  • 1 cebola pequena picada ( mais ou menos 3 colheres )
  • 1 dente de alho grande amassado
  • Talos de erva doce ( 2 talos inteiros, a parte verde e a branca )
  • Óleo de soja ( mais ou menos 3 colheres )
  • Sal a gosto
  • 2 litros de água


Modo de preparo:


Descasque e pique as batatas. Também pique um pouco os talos de erva doce.

Em uma panela funda, coloque o óleo para esquentar e depois o peito de frango para dourar, preferencialmente cortado em pedaços grandes.

Salgue um pouco e deixe fritar um pouco mais. Retire da panela e reserve.

Nesta mesma panela, coloque a cebola e o alho. Deixe murchar e então despeje a água, as batatas e os talos de erva doce.

Tape a panela e deixe fervendo até cozinhar bem as batatas.

Neste meio tempo, desfie os pedaços do peito de frango no tamanho de sua preferência.

Quando as batatas estiverem macias, bata no liquidificador ou com o mixer até ficar um creme.

Então junte o frango desfiado, acerte o sal e deixe ferver mais um pouco.

Se achar que a sopa de batatas está muito grossa, acrescente mais água e se achar que está muito rala, é só deixar fervendo até apurar um pouco.

Sirva com queijo ralado ou torradas de pão.



quinta-feira, 8 de junho de 2017

BRIGADEIRO DE MILHO

Um docinho que pode ser feito e apreciado em qualquer época do ano, mas que no mês de junho vai combinar muito com as Festas Juninas.

Este brigadeiro de milho tem aquele gostinho de curau, ou pamonha, enfim... Tem gosto de doce de festa junina, de doce feito com milho verde. Opa! Mas ele é feito com milho verde! ..haha

Mas como eu já disse, não precisa ser mês de junho para fazê-lo, pois você também pode usar o milho enlatado.

Eu usei o milho em espiga para fazer este brigadeiro, pois é a época que encontramos o milho com um preço muito bom nas feiras.
Veja como fazer um delicioso brigadeiro de milho.


Ingredientes:

  • 4 espigas de milho (eu gosto de cozinhar antes de debulhar)
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de leite (use a lata do leite condensado como medida)
  • 1 colher de manteiga (ou margarina)
  • 1 ou 2 gemas de ovo (opcional, caso queira que fique mais amarelinho)
  • Açúcar cristal para enrolar


Modo de preparo:

Debulhe as espigas de milho. Eu faço isso com uma faca, mas há quem prefira ralar as espigas.

Coloque no liquidificador junto com o leite. *Para usar a lata como medida para o leite, você já deve ter colocado o leite condensado na panela onde irá preparar o brigadeiro de milho.

Bata por um bom tempo, até ver que as casquinhas estão bem pequenas.

Passe esta mistura em uma peneira para retirar as casquinhas que sobraram. Existem pessoas que até gostam destes doces de milho com o “bagaço” junto, mas se você prefere um doce mais liso é bom peneirar.

Então misture todos os ingredientes na panela.

*Veja aqui no blog, uma dica sobre panelas usadas no preparo de doces.

*Veja também uma dica sobre passar as gemas na peneira, caso você vá usar.

Leve ao fogo médio e vá mexendo até dar o ponto de enrolar.  Se quiser ver as outras postagens sobre brigadeiro, aqui no blog você encontra o BRIGADEIRO e o BRIGADEIRO BRANCO.

Se quiser fazer o brigadeiro de milho para comer de colher (fica muito parecido com curau), então retire do fogo antes do ponto de enrolar.

Despeje em um prato untado com um pouco de margarina e espere esfriar para enrolar.
Para enrolar, pegue uma colher de chá como medida.

Passe um pouquinho de margarina nas palmas das mãos e faça as bolinhas, passando cada uma em açúcar cristal antes de colocar nas forminhas.

Eu ainda polvilhei um pouco de canela em pó por cima, para dar um sabor extra e realçar o brigadeiro de milho.

O rendimento irá variar dependendo do tamanho que você fizer a bolinha, entre 50 e 60 docinhos.

Dúvidas? É só perguntar que eu respondo (se não for uma dúvida minha também..haha. É claro!)


Seguidores