segunda-feira, 4 de março de 2019

BOLO QUESCO – BOLO KESKO - KÄSEKUCHEN




Este é um bolo de queijo, ricota ou requeijão delicioso, que se parece muito com cheesecake.

Minha história com este doce vem da primeira vez que fui com meu marido gaúcho à Gramado, no Rio Grande do Sul.

As cidades da Serra Gaúcha tem como tradição o “Café Colonial”, onde são oferecidas várias iguarias doces e salgadas, e foi em um lugar desses que eu conheci o Bolo Quesco e me apaixonei.

Eu nem sabia o nome, até que um dia a Vera (uma amiga do trabalho do meu marido) colocou no Facebook esta receita com o nome BOLO QUESCO DE PANAMBI.

Panambi é uma cidade do noroeste do Rio Grande do Sul. É um pouquinho longe da Serra Gaúcha, mas também é de colonização alemã, e esta receita tem origem alemã, sendo uma variação do Käsekuchen (que se pronuncia mais ou menos assim: “Quesicurrem”). Dizem que lá em Panambi se faz o melhor Bolo Quesco!

Mas eu só havia provado os de alguns Cafés Coloniais de Gramado, que já achei deliciosos! Eles vinham com uma cobertura de creme de laranja que dava um toque especial e quando eu preparei este, usei o LEMON CUSTARD que já passei a receita aqui no blog.

Bem...Eu preciso avisar que eu errei a mão dessa vez, e que esta fatia da foto tem muito mais massa do que deveria...haha.



Expliquei isso quando postei a receita passo a passo lá no instagram @umboloxadrez (segue nosso perfil lá para saber as coisas antes, ok?)




O que houve foi que eu coloquei na massa, a quantidade de margarina para duas receitas!!! E depois para acertar, tive que dobrar. Mas para a parte do creme de ricota, eu só tinha a quantidade para uma receita.

Ficou muito bom apesar do meu erro, mas de qualquer forma, vou colocar aqui a receita original e você já fica sabendo que a massa fica com a mesma espessura da parte de ricota.

Alias, a receita é dividida em duas partes, mas você vai assar tudo junto, ok?


Ingredientes da massa:

  • 1 ovo.
  • 100 grs de margarina.
  • 100 grs de açúcar.
  • 250 grs de farinha de  trigo.
  • 2 colheres de chá de fermento em pó.



Ingredientes do creme de ricota:



  • 500 grs de ricota.
  • 150 grs de açúcar.
  • 4 ovos.
  • 150 grs de creme de leite.
  • 100 ml de leite.
  • 1 colher de baunilha.
  • 50 grs de farinha de trigo. 



Modo de preparo:




Faça a massa misturando todos os ingredientes, forre uma forma untada e reserve.

Bata no liquidificador (eu gosto de usar o multiprocessador) todos os ingredientes para o creme de ricota, até ficar bem liso.

Coloque por cima da massa que já está na assadeira e leve para assar em forno pré aquecido, 200° por uns 35 minutos ou  até ficar dourado.

Sugestão de forma com fundo removível, de 25 cm de diâmetro com 4 de altura.


Se quiser desenformar, espere esfriar. Pode colocar geleia por cima ou servir com o LEMON CUSTARD (você pode ver a receita clicando AQUI, ou na aba de índice em Receitas Doces > Recheios de Coberturas).

Bom apetite!



2 comentários:

  1. Morei alguns anos em Panambi/RS e afirmo que a riqueza da culinária alemã é de deixarmos de lado qualquer regime. Amo todas as especiarias, mas o Kesko, com uma boa camada de keschimier é por demais saboroso. Moro perto de Canguçu, cidade de alemães, mas com predomínio pomerano. Aqui em minha cidade tbm tem mtos alemães mas a predominância tbm é pomerano e dizem não conhecer tal iguaria. Inclusive o dialeto tbm é bastante diferente. Eu queria mto conseguir a receita de keschimier e quem sabe me arriscar a fazer um Kesko e relembrar os anos maravilhosos que vivi em Panambi, conhecida como Cidade das Máquinas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa! Que relato lindo! Obrigada por compartilhar!
      Quanto a receita de keschimier eu fico devendo, mas com certeza você deve encontrar fazendo uma busca na internet...só imagino que terá que testar várias até achar uma que se encaixe na tua memória afetiva.
      Mais uma vez, obrigada pela mensagem

      Excluir

Quer comentar? Escreva aqui.

Seguidores