domingo, 17 de março de 2019

SALPICÃO DE ABACATE




Esta é uma sugestão de salada tipo SALPICÃO, que eu fiz outro dia e postei no Instagram @umboloxadrez. Já aproveito e convido a todos para seguirem nosso perfil lá, e ficar sabendo das receitas antes, ok?

O Salpicão tradicional (que eu conheço) leva batatas cozidas, talos de erva doce e salsão picados, maçã verde, uvas passas claras e frango levemente desfiado. Para tempero, o sal e pimenta do reino clara e para dar liga, maionese e creme de leite.

Sei que aqui no nosso Brasilzão, por ser tão grande, existem variações. Por exemplo, em Minas Gerais (eu morei lá quase três anos) ele ainda leva pimentão, cenoura, batata palha e ainda tem quem coloca salsicha picada!!!

Bem... Este eu fiz um pouco diferente...

Postagem no Instagram @umboloxadrez

Tinha um pedaço de frango assado, que eu desfiei um pouco e como não daria tempo de cozinhar as batatas e deixar esfriar, substitui pelo abacate.

Lembrei da mistureba que é o salpicão mineiro e como eu gostava, daí resolvi fazer assim:


Ingredientes:


  • Abacate picado.
  • Frango desfiado (como já disse, tinha um pedaço de frango assado, mas você pode cozinhar um pedaço de peito de frango para fazer).
  • Cenoura ralada.
  • Alho poró picado.
  • Maçã vermelha picada com casca.
  • Sementes de girassol torradas (opcional, uso porquê adoramos aqui em casa).
  • sal, um pouco de lemon pepper, azeite e vinagre de maçã.


Modo de preparo:



Como vocês podem ver, eu não coloquei a quantidade de cada ingrediente, pois fiz com uma certa proporcionalidade, ou seja, a quantidade parecida de cada um deles, abacate, frango, cenoura, maça... E como vocês também podem ver eu não usei maionese, nem o creme de leite da receita de Salpicão tradicional porque o abacate já deixa tudo bem cremoso, apesar de nós aqui gostarmos dele "pedaçudo", ele dá a liga que precisa.

Temperei e misturei tudo.



Aliás, se você não conhece o lemon pepper, no Instagram @umboloxadrez tem esta postagem sobre ele. Várias pessoas me disseram lá que não conheciam. Garanto que é muito bom!


Enfeitei o prato com alface fatiada, e é esta a sugestão de SALPICÃO DE ABACATE. 

Uma refeição refrescante, nutritiva e que satisfaz muito nos dias quentes... e nos dias frios também, é claro!

Bom apetite!

Até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer comentar? Escreva aqui.

Seguidores