quinta-feira, 1 de março de 2018

CHEESECAKE (com goiabada - receita econômica)


Outro dia publiquei esta foto no Instagram @umboloxadrez, e algumas pessoas me pediram a receita.

Acabei publicando outra foto depois, para passar a receita aos seguidores interessados.

Pela primeira vez, desde que comecei a escrever o blog, publiquei uma receita lá antes de colocar aqui. E agora vou me redimir colocando aqui, as receitas de duas versões de CHEESECAKE que eu tenho, que são igualmente deliciosas e apesar de uma pequena diferença na textura, a aparência é igual.

Uma delas é a tradicional com cream cheese, e a outra mais econômica (a receita que postei no instagram @umboloxadrez) que usa ricota fresca.

Hoje é dia da receita econômica e assim que eu fizer a tradicional, vou postar também, ok?


Ingredientes:


Massa base:


  • 1 pacote de bolacha/biscoito tipo maria ou maisena
  • 2 colheres de margarina em temperatura ambiente
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • 1 colher de canela em pó


⇨ Creme recheio:


  • 250 grs de ricota fresca
  • 1 copo de requeijão
  • 5 ovos inteiros
  • 1 xícara de açúcar
  • 1 colher de sopa de essência de baunilha


⇨ Cobertura:


  • +/- 250 a 300 grs de geléia de frutas vermelhas, de morango, de amora, de damasco...ou goiabada mole (mais econômico e igualmente deliciosa. Foi a que usei, e está na foto).

*Dê preferencia para as mais ácidas e com menos açúcar, para contrastar com o sabor doce do creme.


Modo de preparo:


No multiprocessador com a peça faca (se você não tiver, pode usar o liquidificador), coloque as bolachas para triturar.

Se usar o liquidificador, eu aconselho que transfira para uma tigela e acrescente os outros ingredientes amassando com as mãos até formar uma farofa. (caso contrário, a mistura gruda embaixo das lâminas e você perderá tempo e mistura).

Se usar o multiprocessador, pode fazer todo processo já direto no copo.

Despeje esta farofa em uma assadeira de fundo removível ou na forma que irá servir, pois esta é uma torta que não dá para “virar”, não dá para tirar da forma se não for fundo removível, ok?

Eu usei uma forma de 28 cm de diâmetro com 5 cm de altura e a parte do creme ficou com uns 3 cm de espessura. Se você quiser mais alto, então use uma assadeira menor, talvez uns 24 cm de diâmetro.

Espalhe e amasse, para compactar e grudar, formando o que será a crosta base do doce. Reserve.

Para fazer o creme você também irá usar o multiprocessador ou o liquidificador, colocando todos os ingredientes no copo e batendo até ficar um creme bem liso.

*Duas dicas: 

  1. Se usar liquidificador, então coloque os ingredientes mais líquidos primeiro, e pique a ricota para facilitar e não sobrecarregar a máquina.
  2. Se você acha que o doce pode ficar com gosto de ovo, então peneire antes. Aqui no blog já demos a dica de como fazer isso na postagem: COMO PENEIRAR GEMAS PARA AS RECEITAS NÃO FICAREM COM GOSTO NEM CHEIRO DE OVO Procure e confira.


Depois que o creme estiver bem batido, jogue por cima da massa e leve para assar por uns 30 minutos, em forno pré aquecido com temperatura alta.

O tempo pode variar de forno para forno, e eu aconselho que você tire do forno se perceber que ele está “crescendo”. Não é para crescer! Pode parecer que está mole, mas depois que esfria fica cremoso e firme na medida certa.
Espere esfriar e só então espalhe por cima a geléia de sua preferência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer comentar? Escreva aqui.

Postagens populares