domingo, 28 de abril de 2013

BOLO DE FUBÁ DA TIA CIDINHA


Este é daqueles bolos com cara de casa de vó, ou de mãe.
O perfume que deixa no ar, nos faz querer sentar para tomar um café e jogar conversa fora.

Pelo que sei, têm pelo menos uns 20 anos que minha mãe faz esse bolo. Foi a tia Cidinha quem passou a receita para ela (daí o nome do bolo), isso depois de uma visita, onde meus pais foram entregar um presente de casamento para uma das filhas da tia, que sendo boa anfitriã, ofereceu um lanche com esse bolo delicioso.

Chamamos de tia, mas na verdade a “tia” Cidinha é prima do meu pai...rs...coisas de família grande...se é parente distante, é tio ou tia e se é filho deles é primo ou prima..rs. Quem tem muitos parentes sabe do que estou falando..rs.

Só para constar, eu nunca fiz esse bolo de fubá por que sempre tem na casa da minha mãe (e eu aproveito, né?..rs), por isso quem está passando a receita é ela, ok?

Então vamos à bendita receita:

  • 4 ovos
  • 2 xícaras de açúcar
  • 1 xícara de óleo
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 xícara de fubá
  • 1 ½ xícaras de leite
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher de sopa de fermento em pó


Modo de fazer:

Bater as claras em neve e reservar.

Bater as gemas com o açúcar até ficar claro. Colocar o óleo e o leite, intercalando com os outros ingredientes.

Por último colocar o fermento, e com a batedeira desligada acrescentar as claras em neve mexendo com delicadeza.

Usar preferencialmente uma assadeira de uns 30 cm de diâmetro, com furo no meio e uns 8 cm de altura.

Depois de assado e frio, desenforme o bolo e polvilhe por cima uma mistura de açúcar com canela.

Minha mãe faz essa mistura sem medidas, mas se esforçou para falar “mais ou menos” o quanto ela acha que usa, sendo assim, é melhor você adaptar ao seu gosto, ok?

Cobertura:

  • ½ de xícara de açúcar (pode ser de confeiteiro ou o normal)
  • 1 colher de canela em pó.


Misture e peneire por cima do bolo.

Mas o bolo tem que estar bem frio, ok? Caso contrário o açúcar irá ficar úmido, amolecer e será absorvido pelo bolo. 

Olha que delícia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer comentar? Escreva aqui.

Seguidores