sexta-feira, 23 de agosto de 2013

MERENGUE DE MORANGO E UVA (caseiro)



Esta sobremesa é muito comum feita com suspiros industrializados, e é claro, assim também é muito mais fácil...mas com o suspiro ou merengue feitos em casa, o gosto e textura são especiais.

Se for fazer com os industrializados, você terá que montar as camadas em uma tigela ou em taças, e servir como um pavê.

Já o feito em casa, você pode fazer e servir como se fosse um bolo, só não dá para cortar fatias como bolo..rs...pois ele quebra muito e desmancha, já que fica com uma casquinha seca e por dentro mole como pudim de claras.

É uma delícia!


Ingredientes do suspiro:


  • 6 claras
  • 3 xícaras de açúcar
  • 1 colher de raspas de limão (opcional)


Modo de fazer:


Bata as claras em ponto de neve, coloque as raspas de limão, e então vá acrescentando o açúcar aos poucos, as colheradas.

Use uma assadeira com antiaderente, e pode untar com um pouco de manteiga, que também dará certo, mas o ideal é usar um pedaço de “papel manteiga”, mesmo que a assadeira seja antiaderente. 

Eu fiz sem o papel e tive que esperar esfriar bem antes de tirar para fazer a segunda parte...com o papel, você pode tirar na hora.

Separe metade do suspiro, arrumando na assadeira como um circulo.

Coloque para assar em forno baixo, de 150° a 180°, por mais ou menos 25 minutos, até começar a ficar corado.

Ele vai crescer e esparramar um pouco. Vai formar uma “casquinha” e por dentro vai ficar mais molinho (isso que é gostoso dos suspiros ou merengues feitos em casa).

Faça o mesmo processo com a outra metade do creme.


Para o recheio:


Eu usei duas caixinhas de creme de leite para chantilly. Se preferir, pode comprar o chantilly pronto (mais ou menos 500ml) e usar a quantidade do seu gosto.

A fruta mais comum para essa sobremesa é o morango, mas dá para fazer com abacaxi, pêssegos em calda, uvas sem sementes, ou com mais de um tipo como foi o que fiz.

Usei morangos e uvas a gosto. Separe alguns para enfeitar.


Montagem:


Coloque no prato que irá servir um dos círculos de suspiro que já devem estar bem frios.

Coloque o creme chantilly e vá dispondo as frutas (os morangos podem estar picados ou inteiros) afundando as mesmas no creme.

Coloque por cima o outro círculo de suspiro e enfeite a gosto, tanto em cima do doce como na parte do recheio que fica aparecendo.

Sirva gelado.




2 comentários:

  1. Eu já fiz com kiwi e focou maravilhoso. Fátima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Huummm...é mesmo!!!
      Kiwi...esqueci de colocar como sugestão aí na postagem! Bem lembrado! Obrigada pela dica.

      Excluir

Quer comentar? Escreva aqui.