sexta-feira, 12 de maio de 2017

BOLO DE MILHO (espiga)


Agora que estamos chegando próximo ao mês de junho, existe uma grande procura por receitas temáticas para as Festas Juninas.

Como essa também é a época de grande produção e fartura de milho verde, ele se torna mais barato e os quitutes dessas festas sempre têm muitas receitas com este ingrediente.
Aqui em casa amamos comer o milho na espiga cozido, e depois colocamos um tiquinho de sal e manteiga... huumm, estou salivando só de pensar ..haha... mas para isso o milho tem que estar bem tenro.

Quando o milho está mais duro, eu aproveito para fazer receitas como este bolo milho, super fácil, pois é batido no liquidificador. 

O trabalhinho mais chato é cortar os grãos da espiga.

Lembro-me de ver minha mãe passando as espigas no ralador quando eu era criança e ela ia fazer um bolo de milho, ou curau, ou pamonha... Ralava tudo até tirar todos os grãos, mas eu faço tirando com faca mesmo ..haha.

Mas vamos a nossa receita.


Ingredientes:

  • 4 xícaras milho verde ( são em torno de 4 espigas grandes )
  • 2 xícaras de leite 
  • 3 colheres manteiga 
  • 2 xícaras de açúcar 
  • 4 ovos inteiros
  • ½  xícara de farinha de trigo 
  • ½ xícara de fubá ( opcional, se não colocar o bolo fica mais úmido )
  • 1 colher de sopa de fermento em pó


Modo de preparo: 


Coloque no liquidificador, o milho e os ingredientes líquidos. Bater muito bem para desmanchar o máximo possível (sempre fica com as casquinhas aparecendo, mas se você bater pouco, aparecerá muito mais).

Acrescente os outros ingredientes e bata até misturar.

Coloque em uma forma untada (usei uma retangular de 30 X 20 cm com 4 cm de altura) e leve para assar em forno pré aquecido a 200° por uns 35 minutos, ou até dourar, sempre depende do tipo de forno.
*Hoje em dia podemos fazer um saboroso bolo de milho em qualquer época do ano, usando o milho em lata. 
Eu chamo de BOLO DE MILHO FÁCIL, E esta receita você já encontra AQUI no blog, na aba de índice em "Receitas Doces" > "Bolos" > BOLO DE MILHO FÁCIL.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer comentar? Escreva aqui.