terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

SALADA DE FRUTAS


Salada de frutas é mais um daqueles pratos que não necessitam de receita ou medidas, basta o bom senso e conhecer um pouco as frutas.

Também é bom saber que é difícil fazer uma salada de frutas para poucas pessoas, ou em pouca quantidade, já que são necessários vários tipos de frutas, quando você vê já tem uma tigela cheia.

Aqui vão algumas dicas:

Podemos usar praticamente todas as frutas, mas o ideal são as que têm textura mais firme, assim a salada fica com a aparência bonita por mais tempo.

As frutas mais comuns são: Maçã, Abacaxi, Laranja, Pera, Melão, Mamão, Banana, Morango, Uva (de preferência sem sementes), Kiwi.

Se for colocar laranja em pedaços, você tem que descascar e retirar a parte branca pois ela deixa um gosto amargo.

Frutas como pêssego, nectarina, figo, abacate podem ser usadas desde que sejam colocadas quase na hora de servir, pois tem a textura mais mole, deliciada e desmancham com facilidade.

Cuidado ao picar as maçãs e peras, pois são frutas que escurecem rápido, sendo assim, o ideal é preparar um suco de laranja e colocar na tigela antes de começar a cortar as frutas.

No caso das bananas, dê preferência à banana tipo prata, pois a banana nanica (sei que no Sul do Brasil esta é conhecida por “caturra”) é muito mais mole quando madura e fica com aparência ruim logo depois de cortada.

Só para ilustrar, vou falar como fiz essa salada da foto, quais frutas usei e a quantidade:

Ingredientes:

  • 1 litro de suco de laranjas
  • 1 maçã vermelha
  • 1 maçã verde
  • 2 nectarinas
  • 4 bananas tipo prata
  • 1 mamão papaia grande
  • 1 manga grande
  • 3 kiwis
  • 2 xícaras de uvas sem sementes


Modo de fazer:

Coloque o suco de laranja em uma tigela grande. Pique as frutas do tamanho que mais lhe agradar.

Lembre-se que no caso do mamão, da manga e da banana, se os pedaços forem muito pequenos eles irão desmanchar e virar um “creme” quando você for mexer para misturar as frutas.


Não é necessário colocar açúcar, mas caso você queira adoçar, pode diminuir o volume de suco de laranja, pois em contato com o açúcar, as frutas soltam caldo. Há pessoas que colocam refrigerante (guaraná ou soda limonada) para aumentar o caldo, eu particularmente não gosto e acho que fica muito doce e artificial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer comentar? Escreva aqui.

Seguidores