sexta-feira, 23 de agosto de 2013

SOPA DE MANDIOQUINHA


Não sabe o que é mandioquinha?

Pode ser que você conheça por outro nome. Eu sei que, aqui no Brasil, ela tem pelo menos mais dois outros nomes: Batata baroa ou só baroa, e cenoura branca.




Aqui temos a foto de uma mandioquinha, ou seja lá qual for o nome que você conhece..rs

Uns anos atrás, um chef de cozinha popularizou o seu uso com um prato que tinha purê de mandioquinha, pois até então ela era conhecida só como “legume para papinha de bebê”. Os adultos raramente comiam.

Minha mãe sempre preparava mandioquinha frita, fatiada fininha, tipo chips que era simplesmente ma-ra-vi-lho-sa, e apesar de ela sempre variar o uso dos ingredientes, só percebeu as possibilidades de uso da mandioquinha, depois da apresentação deste chef.

Ainda me surpreendo com algumas pessoas que dizem “nunca ter comido mandioquinha” e quando provam alguma receita preparada com ela, seja um pão, o purê ou esta sopa de mandioquinha, acabam se apaixonando pelo seu sabor levemente adocicado.

Para preparar a sopa de mandioquinha, não existem medidas exatas. Posso dizer que, mais ou menos 1 kg de mandioquinha prepara uma sopa suficiente para 4 pessoas. Vou passar aqui como eu faço, mas com medidas aproximadas, ok?


Ingredientes:

  • Mandioquinha (+/- 1 kg)
  • Água
  • Alho a gosto (mais ou menos 1 dente)
  • 1 tablete de caldo (galinha ou legumes, o de carne escurece muito)
  • Sal


Modo de preparo:



Raspe a casca da mandioquinha, pois ela é bem fininha e se for descascar você irá perder muito.

Coloque em uma panela (na de pressão será mais rápido) com água suficiente para cobrir e leve ao fogo até ficarem bem cozidas. Pode colocar inteira ou picada. Se for na pressão, deixe cozinhar por uns 5 a 10 minutos depois que começar a chiar.

É um legume que cozinha rápido e desmancha sozinho, mas você pode ajudar esmagando com um garfo ou colher, com o espremedor de batatas, com um mixer direto na panela ou no liquidificador.

*Dica: Se usar o mixer ou o liquidificador, não bata por muito tempo. Assim como a batata a mandioquinha quando batida por muito tempo, fica “puxenta”, com a textura grudenta. Por isso repito: Bata rapidamente no liquidificador ou com o mixer.*

Se ficar muito grosso, coloque um pouco mais de água, o alho espremido (que pode ser frito) e o caldo. 

Leve para ferver novamente até dissolver o caldo e então acerte o sal a seu gosto e estará pronto.

Se quiser servir sua sopa de mandioquinha com queijo ralado, pode ter certeza que combina muito.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer comentar? Escreva aqui.

Seguidores