quinta-feira, 9 de março de 2017

SALADA DE AGRIÃO, LARANJA E BETERRABA


Esta salada é um daqueles pratos que me leva de volta a minha infância.

Meus irmãos e eu sempre fomos acostumados a comer de tudo, desde pequenos e eu sempre gostei de saladas.

Especialmente desta salada de agrião, laranja e beterraba... pelas cores e sabores. Sim! Os sabores... apesar de o agrião ser um pouco ácido, amargo, picante... sei lá..haha, eu já gostava mesmo quando criança.  

Este prato eu lembro que minha mãe viu em uma revista e preparava uma travessa grande para os jantares “especiais”, por causa da beleza do contraste das cores.
Ela também fazia um molho muito gostoso, ( faz até hoje ) que eu nunca soube fazer igual ..hahaha... Mas eu continuo tentando!

Para o molho, vou tentar colocar as medidas dos ingredientes, mas ela preparava tudo “a olho” como sempre diz, e eu acabo fazendo o mesmo.


Ingredientes do molho:


  • 1 dente de alho bem amassado
  • 1 colher de chá ( rasa ) de sal
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 2 colheres de sopa de vinagre
  • 2 colheres de sopa da água de cozimento das beterrabas
  • Orégano a gosto ( opcional )


Amassar o alho com o sal e depois juntar todos os outros ingredientes, misturando bem.

E a salada mesmo, o nome já diz... os ingredientes são:


  • folhas de agrião
  • 1 laranja descascada ( retire o máximo da parte branca ) e picada em cubos
  • Beterrabas cozidas “al dente” e cortada em cubos ( a quantidade vai depender do tamanho das beterrabas ).

O importante é que na hora da montagem, para o prato ficar bonito, tem que haver contraste, por isso colocamos as beterrabas no centro, depois as laranjas e as folhas de agrião na borda.

Jogue o tempero por cima ou deixe em uma molheira a parte para cada um se servir a gosto.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer comentar? Escreva aqui.

Seguidores