domingo, 6 de abril de 2014

BOLO DE CANELA



Outro dia eu fui fazer um bolo e queria dar um toque diferente. Bem ..rs... nem tão diferente assim, pois queria o gostinho da canela ..rs... Muita gente que me conhece sabe como eu adoro canela.

Mas eu não queria fazer um bolo como o BOLO DE FUBÁ DA TIA CIDINHA, ou o BOLO DE FUBÁ COM GOIABADA  que levam açúcar com canela por cima, ou o BOLO SERRANO que leva canela na massa (você pode ver estas receitas, clicando no nome delas ou na aba de índice em “Receitas Doces” – Bolos ).

Não queria uma receita que já tivesse feito.

Então pensei em fazer um bolo simples só com canela e o resultado foi este!

Ficou uma delícia! Mas eu sou suspeita para falar..rs



Ingredientes:

  • 3 ovos
  • 3 colheres de sopa de margarina
  • 1 ½ xícara de açúcar
  • 2 colheres de sopa de mel
  • 1 xícara de leite
  • 3 xícaras de farinha de trigo
  • 2 colheres de sopa cheias de canela em pó
  • 1 colher de sopa de fermento em pó


Modo de preparo:

Bata as claras em neve e reserve.

Bata as gemas com o açúcar e a margarina, até ficar um creme claro e espumoso.

Junte o mel e a canela à massa, e vá colocando o leite e a farinha alternadamente, batendo sempre.

Misture bem, coloque o fermento por último e bata pouco só até misturar.

Tire a tigela da batedeira e acrescente as claras em neve, misturando suavemente com uma espátula ou com um fouet, até encorporar.


Coloque em uma forma untada ( sugestão de forma com furo no meio de 25 cm de diâmetro com 10 cm de altura ) e asse em forno pré aquecido a 210°, por mais ou menos 40 minutos até dourar.

Fica delicioso servido com uma bola de sorvete de creme.


16 comentários:

  1. Não resisti e fiz o bolo de canela.....sensacional! muito obrigada por suas receitas deliciosas....bjs,Marcia Vieira

    ResponderExcluir
  2. No aguardo de mais receitas simples e deliciosas. Abç
    Fátima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Fátima...estou devendo mesmo..rs
      É que tive uns problemas pessoais e para completar o meu computador pifou..rs.
      Estou provisoriamente usando o do meu filho "de vez em quando"..rs
      Muito obrigada pela mensagem, ok? Vc não imagina o bem que me faz. bjs

      Excluir
  3. Oi Sérgia,
    Prazer conhecer seu blog. Vim aqui através do blog da Priscila, que colocou a receita do seu bolo xadrez.
    Esse de canela deve ser bem gostoso.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lylia!
      Vc viu o bolo xadrez com mousse de chocolate aqui no blog? Estou devendo novas postagens...a última foi essa sobre o bolo de canela, que eu e minha família adoramos..rs...é bem gostoso sim!
      Obrigada pela mensagem! bjs

      Excluir
  4. Oi Sergia, bom dia!
    meu nome é Heliana adorei a receita do pavê de três.gostaria que você tirasse uma dúvida.o creme do bolo e do pavê o creme de leite de lata é necessário tirar o soro.muito obriga e ansiosa por mais receitas.se não for pedir muito e usar de sua boa vontade não teria como você fazer o vídeo do bolo de cubinhos montando ele.tem um ótimo domingo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Heliana, boa noite!
      Olha...fiquei um pouco confusa, não sei se entendi bem a sua pergunta, mas vou responder como entendi, se a tua dúvida continuar, você escreve de novo, tá bom?..rs
      Para o pavê de 3 ingredientes, se você for usar o creme de leite de lata, aí sim você deve tirar o soro, caso contrário ficará ralo, aguado...e se for usar o de caixinha, precisa conhecer a qualidade, pois tem alguns que são bem ralos e estragam a receita.
      Não gosto de falar em marcas aqui no blog, mas vou abrir uma exceção: A melhor marca do creme de leite de caixinha é o da Nestle.
      Já para o "creme para bolo e pavê" (acho que foi esse que você perguntou, pois é o que é usado no bolo de cubinhos) você pode usar qualquer um, e o de lata não é necessário tirar o soro, mas se você tirar fica mais cremoso e gostoso.
      Lembrando que, muitas vezes as marcas dos ingredientes não interferem no resultado final de uma receita...mas em alguns casos sim! Então é bom você conhecer a qualidade dos ingredientes para a receita dar certo e ficar gostosa, ok?
      Quanto aos videos, eu quero fazer vários, mas estou dependendo do meu filho que filma para mim..rs...e está difícil ele ter disponibilidade..rs
      Obrigada pela mensagem e a dica do video. bjs

      Excluir
  5. Boa noite, Sérgia.
    Sempre passo por aqui e me deparo com o bolo de canela. Onde andas que não postas mais tuas receitas deliciosas? O teu Blog, por ser simples, cativa e faz falta. Que tudo esteja bem com vc e os seus. Bjs
    Fátima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fátima!
      Que mensagem carinhosa!!! Assim dá até um ânimo a mais..rsrs
      Estou bem, mas tive um probleminha familiar que me desgastou bastante.
      Sei que estou em dívida...até comigo mesma!! pois esse blog era para mim uma terapia, independente de saber ou não se as pessoas liam ou não e gostavam ou não...
      Juro que essa tua mensagem me fez muito bem, logo volto com novidades...Se Deus quiser! ;-)

      Excluir
  6. Terima kasih informasinya....
    infonya sangat bermamfaat

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Os 20 bolos mais bonitos e criativos que você já viu.

    http://www.mestresabe.com/2015/07/os-20-bolos-mais-bonitos-e-criativos_25.html

    ResponderExcluir

Quer comentar? Escreva aqui.

Seguidores