segunda-feira, 18 de março de 2013

BOLO XADREZ: RECEITA (COM DICAS E SEGREDINHOS).



@umboloxadrez



Sim...Era uma vez..rsrs...Porque depois de cortada a primeira fatia, não sobra nada!..rsrs

E depois que a moça, aquela que vocês conheceram na postagem de apresentação (clique AQUI para ler) descobriu como compartilhar os mistérios deste famoso bolo, ou seja, através de um blog, agora ninguém pode reclamar que a moça não passa a receita ou não explica como se faz..rsrs

Como a tal moça (já não tão moça assim..rsrs) sou eu..rsrsrs...vou começar com a massa que é de pão de ló branco (e o mousse de chocolate é a parte escura do xadrez).

Então você terá que fazer um pão de ló (não sei se com um bolo branco qualquer fica a mesma coisa, pois só uso esta receita que vou dar)  e de preferência só trabalhar com ele no dia seguinte, fazer uma receita de calda (vou passar a minha) e uma de mousse de chocolate escuro.

Ingredientes do pão de ló:

*Sugiro que acompanhe esta receita na postagem do PÃO DE LÓ e também vejam o vídeo, clicando aqui ou na barra em "Receitas"*


  •  5 ovos
  •  2 xícaras de açúcar
  •  1 xícara de leite fervendo
  •  1 xícara de maisena
  •  1 ¾  xícaras de farinha de trigo
  •  1 colher de sopa de fermento em pó

Na batedeira, bata as claras em neve e quando estiver durinha vá colocando as gemas uma a uma batendo sem parar.

Coloque o açúcar “polvilhando”, pois se jogar tudo de uma vez na tigela, apesar de estar batendo, vai afundar um pouco e perder o aerado.

Enquanto deixa essa mistura batendo, coloque o leite para ferver. Fique de olho, pois quando o leite subir, imediatamente você irá colocar na mistura mas...MAS...tem que ser em “fio”, aos pouquinhos e batendo sempre.

Isso vai cozinhar um pouco os ovos.

Enquanto essa mistura está batendo, coloque em uma vasilha os ingredientes secos e misture (inclusive o fermento).

Quando sentir que a tigela está fria novamente, desligue a batedeira. Agora você irá mexer com um fouet.


Para quem não conhece, esse é um fouet.

Bem delicadamente, peneire aos poucos os ingredientes secos já misturados, sobre a massa enquanto mexe com o fouet.

Gente!!! Parece complicado porque estou dando todos os detalhes e dicas, MAS NÃO É!!

Quando estiver misturado sem mexer demais, jogue a massa em uma forma redonda, de +/- 28cm de diâmetro com 5 cm de altura, já untada e enfarinhada.

Eu prefiro e uso uma de fundo removível mas não daquelas que tem uma alavanca do lado, porque essa pode arrebentar o bolo na lateral. Mas acho que com as comuns também dá certo.

Deixe assar por uns 40 minutos...mas isso depende do seu forno, claro! Retire quando estiver bem corado.

Você irá usar a mesma forma para montagem.

Calda:

Eu faço sem medida, por isso se você tiver uma receita que goste, pode usar também.

Já percebi que uso pouco mais de 1 xícara para regar o bolo e como estou sempre fazendo um bolo desses, quando sobra, deixo em um vidro na geladeira.

Coloco para ferver em uma panela (ATENÇÃO: tem uma postagem importante aqui no blog. Sugiro que leia "PANELAS E OUTROS UTENSÍLIOS: Não arrisque! Separe uma só para fazer seus doces!"), 3 xícaras de açúcar e duas de água, com pau de canela, uns 3 cravos (se quiser) e casca de laranja.

Deixar ferver até reduzir e engrossar.
 
A calda é para ser usada fria. Se quiser colocar o rum, espere esfriar.

Eu coloco rum porque combina com chocolate. 

Não tenho medida exata...rsrs...mas talvez seja ½ xícara ou um pouco mais. Se não tem rum, as vezes coloco cachaça mas o gosto é diferente, mais forte. Também já usei “Cointreau” que é de laranja. Acho que o importante é ter um gostinho de bebida (mas bebida sem cor para não tingir o bolo branco. Não vá usar, por exemplo, um licor de cereja, ok?..rsrs).

Bom...Vai do gosto de cada um, né? Tem gente que nem gosta de doce com bebida, mas daí também não vai ficar igual ao meu...rsrs

Ingredientes do mousse de chocolate:


  •  600 grs de chocolate meio amargo
  •  600 grs de chocolate ao leite
  •  5 ovos
  •  6 colheres de açúcar (bem cheias)
  •  1 envelope de gelatina incolor sem sabor + ½ xícara de água
  •  2 caixinhas de creme de leite

Antes de tudo vamos falar do chocolate.

POR FAVOR!!! Não estrague tudo usando chocolate barato...e nem pense em usar o tal hidrogenado, ok? Vamos combinar que esse treco hidrogenado nem chocolate é, certo?

Você irá fazer essa receita de mousse somente na hora que for começar a montar, pois como tem gelatina na receita, se você colocar na geladeira para usar depois...esqueça! Vai endurecer e para o bolo xadrez você não irá mais conseguir trabalhar.

Bom...dito isso, vamos ao modo de fazer:

Derreta o chocolate em um refratário. Nas embalagens sempre tem escrito como fazer isso, para quem não está acostumado.

Eu derreto no micro-ondas usando potência média por 4 minutos. Mexo, e se ainda não derreteu tudo e precisar, coloco mais um tempinho, mas sempre acompanhando.

Como os fornos micro-ondas variam muito de marca para marca (até o fornecimento de energia da sua casa pode influenciar), aconselho que você acompanhe para não deixar o chocolate “ferver” e perder tudo.

Claro...rs...estou aconselhando isso se você nunca derreteu chocolate no seu micro-ondas.

Também dá para derreter no banho-maria mas daí você tem que ter cuidado com a água que pode estragar o chocolate...enfim..rsrs...chocolate é um curso a parte..rsrs.

Em uma tigela, bata as claras em neve e reserve.

Em outra tigela maior (onde irá preparar o mousse) bater as gemas com o açúcar até ficar bem clarinho (quanto mais bate, mais some o gosto de ovo).

Hidrate a gelatina em ½ xícara de água e leve ao micro-ondas para derreter. Eu coloco uns 15 segundos em potência máxima mas o importante é olhar! A gelatina não pode ferver, nem se quer esquentar demais com o risco de perder o “poder gelificante”, ou seja, a função de deixar o mousse mais firme é anulada e você pode estragar a receita por isso...e na hora de cortar o bolo, está tudo mole e desmontando.

Coloque uns 10 segundos, mexa, e se ficar algum gruminho coloque mais 5 e assim por diante até derreter SEM FERVER, ok?

Colocar a gelatina e o creme de leite na tigela com a “gemada” e misturar com o fouet.

Quando estiver homogêneo, acrescente o chocolate (frio) aos poucos, mexendo sempre e por último, incorporar as claras em neve.

Agora você tem tudo para começar a montar o seu bolo xadrez.
Vamos ao passo a passo?


Veja os vídeos:

- VÍDEO DO MOUSSE DE CHOCOLATE


Te convido a seguir nosso perfil no instagram @umboloxadrez e no YouTube "Sérgia Renée"

E se fizer este bolo ou qualquer outra receita do blog, deixa um comentário, ok? Adoro conversar! 😍

53 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei sua receita de bolo xadrez com mousse! Vou fazer uma surpresa para um amiguinho que é mudo e surdo e nunca teve um bolo de aniversário... Acho que ele vai gostar.
      Abraços cariocas!

      Excluir
    2. Que bom que gostou Regina. Vc viu a postagem com a montagem? Tem o vídeo tb que vc pode localizar na aba "Vídeos" ali abaixo do título do blog.
      É bem fácil de montar e o efeito é surpreende para quem não conhece.
      Depois vem contar o resultado, ok?

      Excluir
  2. olà que ideia original! sera que dà para fazer com mousse de fruta, por exemplo de morango? se der, conhece a receita?

    obrigada pela sua resposta e continue partilhando essas delicias!

    Abraço português de Paris ;)!
    Elsa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elsa, eu já fiz com bolo de chocolate escuro e mousse de chocolate branco (inclusive era o original da receita que vi na TV), e fiz também com bolo escuro e mousse de maracujá.
      Com mousse de morango nunca tentei, mas quando fizer, vou colocar aqui com certeza.
      Acho que a postagem abaixo deve ser tua, certo? Vou responder...

      Excluir
    2. Sergia Renee,
      Queridissima, q bolo babaaaaadooooo é esse amiga?!
      Será que eu consigo fazer de pao de ló de chocolate e a mousse de maracuja?? Dá certo amiga?! Se der, me passa a quantidade de chocolate q posso colocar no pao de ló. Bjs
      Ps: é pro meu aniversario de 29 anos, fiquei babandooooo

      Excluir
  3. acabei de tirar o bolo do forno...tava bem grandão e quando tirei do forno perdeu metade do volume! o que é que não deu certo?...

    Elsa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Elsa...dei uma olhada na receita que está escrita aqui e vi que não escrevi o tempo de forno.
      Você seguiu por aqui, ou olhou a receita do pão de ló na página dele?
      Na postagem do "pão de ló" (está em azul no texto acima, se clicar lá, será direcionada) está escrito: "Deixe assar por uns 40 minutos...mas isso depende do seu forno, claro! Retire quando estiver bem corado." E tem foto para ter uma idéia...Porque realmente, depende muito do forno.
      Eu, por exemplo, estou com um fogão novo e demorei um tempo para "conhecer" o forno, entende?
      Quando eu faço, ele cresce muito no meio (fica uma bola..rs) mas depois abaixa mesmo, é normal e não está perdido. Só que não sei o quanto abaixou o teu, se acabou solando, eu peço desculpas por não especificar o tempo aqui nesta postagem.

      Excluir
    2. Vou até colocar uma sugestão para que leiam a postagem do próprio pão de ló (tem um video também, você viu?)...Vou atualizar esta página.
      Muito obrigada por escrever o que aconteceu com você, pois só assim percebi a falha.

      Excluir
  4. Este bolo com estas medidas da para quantas pessoas, ele fica muito grande.
    Aguardarei sua resposta.
    Boa Tarde.

    ResponderExcluir
  5. Oi sou eu novamente tem mais uma coisa que eu queria saber, vou fazer este bolo para unas 20 pessoas,voce acha que devo dobra a receita para dar paratodos comer bem.
    Aguardarei a resposta.
    Tenha uma Boa Tarde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, você não deixou o nome mas acredito que seja a mesma pessoa que escreveu anteriormente, certo?
      Olha, eu sempre faço esse bolo para as festas de aniversário dos meus filhos, mãe, marido e as minhas também (virou marca registrada..rs...é difícil eu fazer outro..rs), geralmente vem mais de 30 pessoas, e todos comem pelo menos um pedaço mas eu sempre faço algum outro doce. Só em um aniversário meu que eu fiz dois bolos (atenção: eu não dobrei a receita) mas porque vieram mais de 40 pessoas. Esse da foto é o finzinho do bolo deste dia.
      Nunca contei quantas fatias rende cada bolo, mas acredito que umas 30.
      Ah! Aproveitando, falo do corte: Ele tem que ser feito como o da foto, para ficar bem bonito o pedaço no prato...não faça aquele círculo no meio, sabe como é? Como um "miolinho". A fatia tem que ser desde o centro.
      Por favor, me diga se consegui tirar suas dúvidas e se sobrou alguma, pode perguntar...se eu souber responder, atendo com prazer, ok?

      Excluir
    2. Muito obrigada, voce tirou toda a minha dúvida, fico muito grata por ter respodido a minha pergunta.
      Tenha uma boa tarde.

      Excluir
    3. Não tem de quê, precisando é só falar ;-)

      Excluir
  6. oiee!!nossa amei esta receita vou tentar fazer pro niver da minha mae,mais me bateu uma duvida?esse bolo fica congelado?TEM QUE FICA QUANTO TEMPO NO FREEZER?BJUSS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wendell!
      Olha, o bolo tem que ficar no freezer sim, para tomar consistência.
      Bom, foi assim que aprendi e nunca fiz para servir poucas horas depois...mas de qualquer forma, tem que ficar sob refrigeração para o mousse ficar firme, entende? Se não, na hora do corte, pode desmontar tudo (imagino isso..rs...claro que não sei, pq como já disse, sempre deixo no freezer).
      Também não posso te dizer o prazo máximo de validade, quanto tempo pode ficar no freezer (sem estragar! Congelados também tem validade, né?), pois o máximo que já deixei foi 1 mês. Tenho certeza que dura muito mais do que isso, mas não posso precisar quanto tempo.
      Você olhou a postagem com a receita passo a passo?
      Recomendo retirar do freezer, no mínimo umas 4 horas antes de servir.
      Por favor, me avise se tirei todas as tuas dúvidas, ok?

      Excluir
    2. ola!vou fazer pra servir no outro dia,minha duvida é se ele fica congelado,tipo sorvete??a massa do bol entende?

      Excluir
    3. Bom...isso depende da antecedência que você tirar do freezer. Quanto menos tempo, mais durinho vai estar, podemos dizer que fica tipo bolo de sorvete...mas eu acho que é mais difícil cortar.
      Quanto mais tempo você deixar fora do freezer ou da geladeira, mais macio fica...mas depois de montar, TEM QUE IR AO FREEZER!! Para ficar firme, ok?
      Você quer que fique com mais cara de bolo ou de "bolo de sorvete"?

      Excluir
    4. ahh sim entendi!!pra mim tanto faz bolo ou bolo sorvete!eu gosto de ambos mais nao sei se vou agradar a todos!!vou arriscar!!ai ti conto depois...bjusss

      Excluir
    5. Realmente é "impossível" agradar a todos..rs...mas dará tudo certo (eu, particularmente, prefiro o bolo menos gelado, mais macio)
      Vou ficar no aguardo, ok?
      bjs

      Excluir
  7. Oi Sergia, eu fiz o bolo...apesar de nao ter usado chocolate, gelatina e creme de leite do brasil..ficou lindo e delicioso! Obrigada pela receita, dicas e carinho...renata

    ResponderExcluir
  8. Respostas
    1. Jamile, como eu disse lá na postagem, eu faço sem medidas...mas escrevi "mais ou menos" como eu faço, só para se ter uma ideia.
      Quando eu fizer novamente (quando faço, já preparo bastante e guardo na geladeira) eu vou fazer postagens e anotar as medidas.
      Mas de uma olhada no texto acima onde eu escrevi "mais ou menos" como eu faço, ok?

      Excluir
    2. QUANTO TEMPO ANTES DE SERVIR TENHO QUE RETIRA-LO DO FREEZER?

      Excluir
    3. Oi Aleia, tudo bem?
      Então, eu recomendo tirar do freezer pelo menos umas 4 horas antes. Se for menos que isso, vc corre o risco de ele estar muito duro na hora de cortar. E não precisa ter medo, pois depois que descongela, ele não desmonta, ok? ;-)

      Excluir
  9. Sergia,muito obrigada já fiz o meu no domingo e irei servi-lo na sexta-feira no niver do meu maridão,depois de decorar volto com ele para geladeira ou tenho que deixar fora para que descongele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não volta para a geladeira não, caso contrário ele não vai descongelar.
      Se sobrar, depois da festa, daí sim é legal guardar na geladeira.
      Vou aproveitar e falar do corte. Copiei de uma das respostas acima (vc pode ler na pergunta de um anônimo) e vou colar aqui:
      "Ah! Aproveitando, falo do corte: Ele tem que ser feito como o da foto, para ficar bem bonito o pedaço no prato...não faça aquele círculo no meio, sabe como é? Como um "miolinho". A fatia tem que ser desde o centro."...como pizza..rs
      Espero uma mensagem dizendo o que vc e seus amigos acharam, ok?
      bjs e boa festa.

      Excluir
  10. Muito obrigada,assim que terminar te falo mas eu acho que todos irão adorar.

    ResponderExcluir
  11. Sergia, para a calda, quanto de casca de laranja devo colocar? De uma laranja toda, meia ou menos?.
    Ana Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Paula, eu coloco mais ou menos, o que equivaleria a casca de meia laranja. Gosto de colocar com a parte branca, mas tem gente que prefere fazer sem a parte branca pois acham que fica muito amargo...Daí vai de gosto, né?
      Você também pode usar casca de maçã. Neste caso acho que teria que ser casca de no mínimo 1 maçã, para poder dar gosto. Com maçã o sabor fica muito mais suave. O importante é que a calda seja bem clarinha, para não mudar a cor do pão de ló, ok?
      Se tiver mais dúvidas, é só perguntar. Bjs

      Excluir
  12. Gostei muito desta receita.....vou fazer e tenhio certeza que vai ficar ótimo......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que sim "Anônimo"! Venha me contar depois o que achou, ok?

      Excluir
  13. Oi Sérgia.. Excelente receita.. Farei para o meu aniversário semana que vem. Gostaria de saber se posso cobrir o bolo com brigadeiro? Ana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana! Parabéns (desde já) pelo aniversário..rs
      Olha, eu nunca cobri com brigadeiro...prefiro o chantyli pq acho mais neutro e não interfere no sabor do bolo em si...mas acho que não tem problema nenhum combrir com brigadeiro (para o meu gosto é um pouco doce demais..rs...mas é questão de gosto!). O único "senão" que vejo, é o fato de jogar o brigadeiro quente sobre o bolo congelado...não sei se vai derreter o bolo muito rápido ou se o brigadeiro vai endurecer antes de vc conseguir espalhar por todo o bolo...
      De qualquer forma, se for possível, me fala como ficou depois?
      Obrigada pela mensagem.

      Excluir
  14. Oi, tudo bem? Posso tirar os ovos da mousse? Desde já muito obrigada.

    ResponderExcluir
  15. Oi Anônimo!
    Olha...nunca fiz isso para poder te dizer que fica igual...Bem, igual mesmo nunca vai ficar, concorda?..rs
    Se você tirar, deverá compensar colocando mais chocolate e mais creme de leite para fazer volume, pois os ovos dão volume, principalmente as claras em neve, que fazem o "aerado".
    Até já vi receita de mousse sem ovos (para pessoas que tem alergia alimentar), e apesar de nunca ter feito, sei que não fica com a mesma consistência.
    Se você fizer, me conta como ficou, ok?

    ResponderExcluir
  16. Adorei !!! Vou fazer para o meu Chá de bebê aposto como minhas amigas vão adorar !! Obrigada por partilhar sua receita !!


    Dayane

    ResponderExcluir
  17. Oi Sérgia Renée, tudo bem? Gostaria de saber quando é que você coloca a cobertura de chantilly no bolo? E depois, volta para o freezer? Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi "Anônimo"..rs
      Respondendo: Depois que tiro do freezer, logo tiro o filme plástico e já coloco o chantilly.
      como está congelado (fica muuuiiito duro) não vai mais nem para geladeira, para dalí umas 4 ou 5 horas poder cortar, ok?

      Excluir
  18. Sérgia, boa noite!!! Em primeiro lugar, quero dizer-lhe que você é MUITO didática ao explicar e também ao escrever... parabéns! E em segundo, que eu baixei todos os videos dessa receita (pão-de-ló, mousse e montagem), pois amei seu bolo!!! Já hvis visto antes receita de bolo xadrez, mas não dessa forma aparentemente tão saborosa... Obrigada, mas tenho três dúvidas: gosto de bolo macio, sem o aspecto "duro"... deixando ele no freezer não ocorre isso??? E, também, se quiser fazer maior é só dobrar a receita??? E, por fim, serve quantas pessoas essa receita que você passou?? Parabéns, sorte e sucesso!! Bjinho!

    ResponderExcluir
  19. Olá Sérgia, eu gostaria de saber se eu posso trocar o chocolate meio amargo e ao leite por chocolate branco e suco de maracujá, e para dar outras cores ao mousse acrescentar também anelina liquida. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dayana, já fiz com mousse de maracujá (sem o chocolate branco) e bolo de chocolate escuro. Ficou bonito e gostoso.
      Nunca fiz mousse de maracujá e chocolate branco...não sei te dizer. Quanto a anilina, desde que seja comestível vale tudo, né?..rs...abraço.

      Excluir
  20. Oi Sérgia,bom dia! Estou querendo fazer esse maravilhoso bolo xadrez para domingo das mães, vc.já tentou fazê-lo com cobertura de pasta americana? Ou algumas das suas seguidoras comentou se usou? Queria trocar o pão de lo por bolo amanteigado e usar a pasta,aguardo a resposta,bjos!
    Desde já:FELIZ FIA DAS MÃES❤🎂💐

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Wilma, boa tarde.
      Já fizeram esta pergunta, mas não me deram retorno para dizer se cobriram ou não com pasta americana e muito menos para dizer como ficou...então, não posso te dizer se dá certo (acredito que sim, mas não tive a experiência para dar certeza).
      Quanto a massa de bolo, eu sempre faço esse pão de ló por ser maleável, mas se você sabe que a tua receita não é de bolo que quebra ou esfarela fácil, não vejo problemas em trocar.
      Depois você me conta como ficou, ok?
      Beijos e Feliz dia das mães para você também.

      Excluir
    2. Algum tempo depois .... Kkkkkkkkkk
      Desculpe,mas só agora pude responder!
      O bolo é falado até hj,fiz com uma massa minha e deu super certo,usei o chantilly como vc,agora vou fazer outro com a sua receita de pão de ló,obg por seu cuidado,carinho e atenção😘❤❤❤❤❤

      Excluir
    3. Algum tempo depois .... Kkkkkkkkkk
      Desculpe,mas só agora pude responder!
      O bolo é falado até hj,fiz com uma massa minha e deu super certo,usei o chantilly como vc,agora vou fazer outro com a sua receita de pão de ló,obg por seu cuidado,carinho e atenção😘❤❤❤❤❤

      Excluir
    4. Legal Wilma! Obrigada a vc pelo carinho da mensagem.

      Excluir
    5. Sérgia,bom dia!Já fiz 2 vezes com pasta americana,e ficou direitinho,já vi perguntas aqui sobre isso,eu testei e deu super certo

      Excluir
    6. Que legal Wilma! Bom saber, assim posso falar para quem me perguntar..rs
      Muito obrigada pelo retorno! Valeu!

      Excluir
  21. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  22. Incrível!!! Faz 5 anos que fiz essa receita para um aniversário, confesso que já não lembrava mais e meu irmão pediu exatamente esse bolo novamente, marcou muito ele e a mim tbm. Sempre entro no blogue para olhar a receita quando faço. Agradeço por compartilhar essa receita conosco! Muito boa, e comprovadamente inesquecível!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flávia, tudo bem?
      Que delícia de mensagem! Não sei se você percebeu, mas aqui eu gosto de compartilhar um pouco da história das receitas, mesmo que sejam só as minhas lembranças.
      Atualmente tenho postado mais no instagram @umboloxadrez
      Então esse teu comentário me deixou muito feliz, por saber que minhas histórias acabam se enlaçando com a de outras pessoas..rsrs
      Muito, muito obrigada por vir compartilhar! <3

      Excluir

Quer comentar? Escreva aqui.

Seguidores