quarta-feira, 24 de março de 2021

HOMUS – Pasta de grão de bico da culinária Árabe

HOMUS – Pasta de grão de bico da culinária Árabe
 


Acho que já comentei aqui no blog que a minha avó paterna era filha de libanês com brasileira, não foi?

Bem...Alguns dos pratos da culinária árabe que conheço e preparo eu aprendi com ela, e um deles é o HOMUS, esta pasta de grão de bico com tahine, típico do Oriente.

A tahine, para quem não sabe, é feita de gergelim moído. Tem a consistência de molho grosso e é bem oleosa.

Mas é aquela gordura do bem que é super saudável!

Na receita de homus que a minha avó ensinou, vai pouca tahine.

Lembrando que esta receita foi postada primeiro lá no instagram @umboloxadrez. Te convido a nos seguir por lá e qualquer dúvida, me manda um direct, ok?

Vamos a receita como eu preparo:

 

Ingredientes:

 

  • 2 xícaras de grão de bico.*
  • 5 colheres de sopa de tahine.
  • 1 limão (você vai usar pelo menos metade, mas sugiro que vá colocando o suco do limão e provando até ficar ao seu gosto).
  • 1 dente de alho espremido.
  • Sal a gosto
  • Água se necessário.

 

Modo de preparo:


*Tem quem deixe o grão de bico de molho antes de cozinhar, mas eu cozinho direto. Gosto de deixar no ponto “não tão mole”. Assim como tem quem tire a pele do grão de bico, e eu bato tudo no liquidificador. Você também pode usar o grão de bico em conserva enlatado desde que ele não seja temperado.

Coloque o grão de bico no liquidificador e bata até ficar pastoso. Se necessário, acrescente um pouquinho de água para facilitar bater, mas não pode ser muito pois tem que ficar com textura de pasta grossa.

Transfira para uma tigela e coloque a tahine.

Misture bem e tempere com o alho amassado, o suco de limão e um pouco do sal.

Vá provando e veja se é necessário temperar com mais limão, ou mais alho ou mais sal.

HOMUS – Pasta de grão de bico da culinária Árabe

É normal ficar uma pasta mais grossa, as vezes com pedacinhos de grão de bico, mas eu prefiro ela um pouquinho mais mole. Para isso, vou pingando água e mexendo até chegar o ponto que eu quero.

Sirva com pão sírio, ou torradas se for um petisco.

Mas pode ser consumido de várias maneiras... Vou contar um segredo: Eu já usei como molho de salada e até com macarrão! E ficou uma delícia!

Bom apetite!



 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer comentar? Escreva aqui.

Seguidores