Mais uma receitinha para ser feita na época de junho ou julho, mas não é só por causa das Festas Juninas, pois esta receita não é típica desta temporada de festas.
É para ser feita nesta época porque, infelizmente, é só nestes meses de inverno que ocorre a safra do pinhão, o seu ingrediente principal.
É uma ótima opção para quem não pode ou não quer consumir glúten, pois tanto os pinhões como a farinha de arroz são isentos.
Se você preferir, pode bater no liquidificador e deixar os pinhões bem desmanchados (pode bater os pinhões e o bolo todo se quiser ..haha), mas eu vou dar a receita como eu fiz, já que aqui em casa, nós preferimos sentir os pedaços de pinhão no meio da massa, como se fossem castanhas (mas não são crocantes, ok? Os pinhões ficam mais macios que as castanhas).
Ingredientes:
- 3 ovos inteiros
- ½ xícara de óleo
- 1 xícara de açúcar
- 1 xícara de farinha de arroz
- ½ xícara de leite
- 1 xícara de pinhão cozido, descascado e picado ou triturado no liquidificador
- 1 colher de sopa de canela em pó (opcional)
- 1 colher de sopa de fermento em pó
Calda (opcional):
- ½ xícara de açúcar
- 2 colheres de sopa de leite
Modo de
preparo:
Em uma tigela coloque os ovos, o óleo e o açúcar. Misture até desmanchar bem os ovos.
Acrescente a farinha de arroz e o leite. Mexa até ficar homogêneo e então junte o pinhão picado (ou triturado no liquidificador).
Por último o fermento em pó.
Despeje em uma forma untada (eu usei uma de bolo inglês de 27 X 10 com 5 cm de altura), e leve ao forno pré aquecido por aproximadamente 30 minutos a 180°.
Depois de assado, se você gostar, pode jogar por cima uma “calda” feita com o açúcar e o leite, aquecido por 30 segundos no micro ondas, sem deixar ferver. Jogue a calda ainda quente sobre o bolo também quente, mas espere esfriar para desenformar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Quer comentar? Escreva aqui.