sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

CARPACCIO


Esse prato italiano tem uma historia interessante, que você pode ver clicando aqui, ou na aba de índice em “Curiosidades”.

Como sabemos, o carpaccio tradicional é de carne crua, mas hoje em dia se faz praticamente de tudo, desde que fatiado em lâminas muito finas e arrumadas sobre um prato com molho por cima, pode ser de peixe, de legumes e até de frutas!

Antes de falar como eu preparei este, preciso avisar que compro o carpaccio pronto, quero dizer, a carne fatiada, já que é muito trabalhoso cortar as fatias em laminas muito finas sem um fatiador próprio para isso.

Até já tentei. Congelei uma peça de filé mignon e com ele ainda congelado "tentei" cortar as fatias o mais fino possível. Ficou horrível..rs...Além de um enorme trabalho, das fatias terem ficado cada uma de um tamanho e espessuras diferentes, eu quase congelei minha mão...rs.
Percebi que não vale a pena. Nos mercados encontramos em caixinhas o carpaccio de carne, que vem com as fatias separadas uma a uma...Infinitamente mais prático!
Mas se você quiser fazer em casa, já sabe: tem que ser uma carne macia, sem nervura e sem gordura, bem limpinha. É mais fácil cortar fatias finas se a carne estiver congelada e a faca tem que ser muito afiada.

Mas, como eu usei o comprado pronto, vou mostrar a montagem que gosto de fazer e o molho que preparo. Ah! Tem algumas marcas que já vem com um sachê de molho junto.

Vou dar as quantidades para montar 4 pratos (fiz porção individual e foi prato único naquele jantar..rs), mas não existem medidas exatas.


Ingredientes:

  • 1 caixa de carpaccio (a caixa tem 200 gr)
  • Folhas verdes a gosto (alface, rúcula)
  • 1/2 xícara de queijo parmesão ralado grosso

Para o molho:
  • 15 (mais ou menos) alcaparras bem picadas
  • 20 alcaparras para enfeitar
  • 1 limão espremido
  • 2 colheres cheias de molho de mostarda
  • Sal a gosto (mais ou menos 1 colher das de café)
  • Azeite de oliva a gosto (para usar a parte)


Modo de preparo do molho:

Pegue 15 alcaparras, ou mais, e pique bem miudinho, ou esmague com um garfo em uma tigela.

Acrescente o suco de limão e a mostarda.

Coloque o sal aos poucos, provando para não salgar demais, já que o molho de mostarda pode ter mais ou menos sal conforme a marca.

Reserve.

*Existem outros tipos de molho para carpaccio, mas esse é o que todos preferem aqui em casa.*

Montagem:

Pique as folhas verdes e espalhe a seu gosto, em 4 pratos rasos, para fazer uma “caminha” de folhas.
Por cima dessas folhas, arrume de 5 a 6 fatias de carpaccio em cada prato.



Jogue um pouco de molho (não demais) sobre as fatias de carne, e enfeite com as alcaparras inteiras.
Regue com azeite de oliva a gosto (mais ou menos 3 colheres por prato), e polvilhe o queijo parmesão ralado.
Sirva imediatamente, pois a acides do molho irá começar a cozinhar a carne e o carpaccio tem que ser servido fresco.

Acompanhe com fatias de pão ou torradas.

Dicas:

Se você quiser montar com antecedência, pode deixar na geladeira e só colocar o molho na hora de servir.

Se for usar como entrada (e servir outros pratos depois) pode fazer a porção individual usando 3 fatias de carpaccio. Ou monte uma travessa grande só com a carne, outra com as folhas e uma molheira, para as pessoas se servirem a vontade.

Você também pode montar canapés cortando pão de forma em quadrados, colocando um pedaço de carpaccio (corte cada fatia de carne em 4), um pingo do molho e uma pitada do parmesão ralado (ou corte uma lasca do queijo e arrume por cima).

Lembrando que essas porções que eu montei são individuais, serviu 4 pessoas, mas o nosso jantar foi só isso também!..rs...E todos ficamos satisfeitos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer comentar? Escreva aqui.