domingo, 30 de dezembro de 2018

QUICHE BÁSICA – QUICHE DE KANI KAMA



A quiche é uma torta salgada aberta, de massa amanteigada e cobertura a base de ovos, creme de leite e queijo.

Ela é famosa por ser considerada um prato da culinária francesa, mas sua origem é outra!!!

Se você tiver curiosidade de saber a origem dessa delícia, AQUI no blog tem “História da QUICHE e o famoso QUICHE LORRAINE” você pode ver na aba de índice em "Curiosidades".

Esta receita que vou passar agora, adaptei da que um culinarista passou na TV uns 20 anos atrás (é...estou ficando velha..haha), e segundo ele, para ser considerada uma QUICHE, tem que levar queijo no creme de cobertura, caso contrário será apenas uma torta aberta.




Fiz esta da foto no último Natal e postei lá no Instagram @umboloxadrez (segue a gente lá, que tem muito mais!).


Já as fotos do passo a passo, são antigas. Eu lembrei que tinha aqui no meu computador de outra vez que fiz e acabei não postando.

A diferença é que neste mais atual, eu coloquei ciboulette, que é aquela cebolinha verde bem fininha, sabe?

Bem...vamos à receita.


Ingredientes para a massa:

  • 250 grs de farinha de trigo.
  • 140 grs de manteiga ou margarina gelada.
  • 2 colheres de sopa de queijo ralado.
  • 1 pitada de sal.
  • 1 ovo inteiro.
  • 1 colher de iogurte natural.
  • 1 colher de café de fermento em pó.


Ingredientes para a cobertura:
  • 4 ovos batidos.
  • 1 caixa de creme de leite.
  • 100 grs de queijo gruyere ralado grosso (ou queijo prato).
  • 100 grs de requeijão tipo catupiry.
  • Sal a gosto.
  • Noz moscada e pimenta a gosto.


Ingredientes do recheio de kani kama:
(você pode usar o recheio que preferir)


  • 1 pacote de kani kama.
  • Cebolinha verde picada.
  • Sal a gosto (ou outro tempero de sua preferência, se você quiser).



Modo de preparo:


A massa é do tipo “misture tudo”.

Eu gosto de fazer usando o multiprocessador com a peça de bater massa ou picar. Acho bem mais prático e não tem perigo do calor das mãos derreter a margarina e deixar a massa muito gordurosa. Mas é lógico que você pode fazer amassando com as mãos, se preferir.

No multiprocessador, eu coloco todos os ingredientes e deixo bater até virar uma bola, e é bem rápido!

Se você preferir, pode abrir a massa com o rolo e colocar na forma.

Eu prefiro abrir com as mãos, colocando direto na forma (+/- 25 cm de diâmetro), forrando o fundo e laterais com os dedos.

Coloco papel alumínio nas bordas (para não queimar) e faço alguns furos com o garfo.

Levo para pré-assar em forno quente só para dar uma “selada” no fundo.

Para a cobertura, coloque em uma tigela os ovos e bata um pouco com o garfo. Você pode misturar todos ingredientes, mas é bom desmanchar o requeijão nos ovos para não empelotar muito, colocar o queijo e por último o creme de leite. Tempere a seu gosto e reserve.

No caso do recheio de kani kama, eu pico em rodelas de mais ou menos 1 cm, tempero com um pouquinho de sal e cebolinha picada. 

Retiro o papel alumínio da massa pré-assada, coloco o recheio e jogo a cobertura cremosa por cima.

Levo para assar em forno médio até ficar dourado.

Eu uso uma assadeira de fundo removível, mas você pode fazer em uma assadeira normal e servir direto nela. 

Nas assadeiras que não tem fundo removível, se você quiser desenformar, terá que forrar com papel manteiga deixando as pontas para cima e esperar esfriar para puxar, pois a massa quebra muito fácil.

Qualquer dúvida, é só me perguntar aqui ou no Instagram @umboloxadrez, ok?

Bom apetite e até a próxima!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer comentar? Escreva aqui.

Seguidores