Bolo Xadrez


E TUDO COMEÇOU COM O BOLO XADREZ


BOLO XADREZ: RECEITA (COM DICAS E SEGREDINHOS)


BOLO XADREZ: MONTAGEM PASSO A PASSO.

22 comentários:

  1. Gostaria de saber se esse bolotem que ir parao freezer obrigatoriamente. E quanto tempo?
    Depois de ter colocado a cobertura, caso sobre algum pedaco, eh preciso colocar no freezer novamente?
    Preciso deixar algum tempo fora do freezer antes de servir? Quanto tempo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá...Respondendo as tuas dúvidas por partes:
      1º - Eu sempre coloquei no freezer, então não posso te dizer qual seria o resultado se ficasse somente na geladeira. Sei que a gelatina que vai no mousse vai endurecer de qualquer forma, se for usado só a geladeira, mas não sei se ficará fácil de cortar, ok?
      O tempo mínimo de freezer que já deixei foi de um dia para o outro. Gosto de fazer antecipado e neste caso achei até que foi bem em cima da hora..rs...não pelo tempo de freezer, mas para eu não ficar tumultuada, preparando tudo no dia, entende?
      2º - Bem, aqui em casa é difícil sobrar..rs...mas já teve vezes que sobrou e guardei na geladeira...no dia seguinte acabou..rs
      Desculpe se não estou podendo responder exatamente o que você perguntou, mas não posso falar do que não sei por não fazer. Eu até "imagino" que não há problema de congelar novamente, mas não posso garantir o resultado.
      3º - É preciso deixar algum tempo fora sim, caso contrário você não conseguirá cortar (fica como uma pedra de gelo!). Gosto de deixar fora do freezer e já com a cobertura, no mínimo umas 3 horas antes de servir.
      Ah! E para ficar uma fatia bonita, o corte tem que ser feito desde o meio do bolo (não fazer aquele círculo no meio).
      Vou até colocar essa observação na postagem, pq vi agora que faltou esse detalhe.
      Obrigada pela mensagem e espero ter ajudado um pouco.

      Excluir
    2. não pode recongelar , perde o sabor :)

      Excluir
    3. Oba!! A Gleys respondeu!
      Obrigada Gleys...aqui em casa nunca sobrou..rs...então não "recongelei" para saber como fica...bom saber que perde o sabor, para nunca fazer isso.
      Obrigada pela mensagem!

      Excluir
  2. Obrigada, Segia. Nao sou muito talentosa na culinaria mas com as suas dicas, acho que vou conseguir fazer um bolo bonito e gostoso. Bj. Renata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata, não desista se não conseguir de primeira...A culinária, assim como tudo na vida, depende de treino e prática..rs...Não desanime, ok? E depois me conta o resultado...estarei esperando.
      ;-)

      Excluir
  3. Oii...Sergia. fiz o bolo e deu certo, mesmo nao usando o chocolate, gelatina e creme de leite do Brasil...ficou lindo e gostoso.
    Obrigada pela receita do pao de lo. Ate hoje eu nao havia conseguido fazer um bolo branco fofinho como esse. Obrigada pelas dicas e pela sua atencao. Beijocas. Renata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata!
      Gostaria de saber se você é a mesma Renata da mensagem acima, é você?
      Bem..rsrs...se for ou não, fiquei curiosa de saber onde você está, pois falou que não usou o chocolate, gelatina e creme de leite do Brasil!!
      De qualquer forma, fico sempre muito feliz quando alguém me conta que deu certo alguma receita que passei.
      Obrigada pela mensagem!

      Excluir
  4. Sou eu mesma...kkk. estou no japao e sempre procuro fazer as receitas, utilizando produtos daqui . Pois qualquer produto de fora vem com taxa de importacao, o que encarece muito qualquer receita. Mas tem casos que, os ingredientes nao teem o mesmo efeito, coisa comum quando se usa creme de leite. Aquele foi o teste. Quero fazer outro mes que vem, no niver do meu filho. Beijoca. Renata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk...Ainda bem que essa não é daquelas receitas que vai cupuaçú, cajú, graviola...rsrsrs...Seria um problema para vc, mas os ingredientes deste bolo tem no mundo inteiro, né? Tudo bem que deve ter as diferenças de sabor e até textura, mas pelo menos dá para achar..rs
      Mais uma vez, obrigada pela mensagem Renata!

      Excluir
  5. SERGIA, SERIA BEM MAIS PRATICO SE VC COLOCASSE O MOUSSE EM UM SACO DE CONFEITAR OU MESMO NUM SACO PLÁSTICO COMUM, EXPERIMENTE DA PROXIMA VEZ
    E A CALDA NUMA EMBALAGEM QUE SE USA PARA POR MOSTARDA OU KETCHUP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelas dicas (pena que está anônimo, e talvez não veja essa resposta).
      Adorei a dica sobre a calda...não sei como não pensei nisso antes..rsrs. Usando o tubo, sairá a quantidade ideal e não vai esparramar.
      Quanto ao mousse, eu já fiz isso de colocar em um saco, fazer o corte (não muito grande) na ponta e tal...é mais prático sim, mas percebi que o mousse perde muito do "aerado" entende? Daí nunca mais fiz assim, prefiro ir "as colheradas" pois achei que não afeta a qualidade do mousse.
      Mais uma vez obrigada pelas dicas e pela mensagem (amei a dica da calda) ;-)

      Excluir
  6. Você pode me dizer se no pavê de três ingredientes poderia colocar 2 caixinhas de creme de leite ? Ficaria bom do mesmo jeito ? E quantas quantidade de nescau coloquaira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi "Anônimo"..rs...Olha, a receita completa do pavê de 3 ingredientes, com as medidas e tudo mais, estão aqui no blog neste link:
      http://umboloxadrez.blogspot.com.br/2013/04/pave-de-tres-ingredientes.html
      Ou vc pode procurar na aba de índice em RECEITAS DOCE - DOCES, a primeira da lista é a receita desse pavê, é só clicar que já abre a página, ok?
      Lá tem as respostas para suas perguntas...qualquer outra dúvida, é só escrever. ;-)

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. quero fazer esse bolo para o messário do meu filho de 4 meses e quero saber se tirando do freezer tem que colocar na geladeira ou ficar fora durante 3 horas? e posso cobrir com pasta americana ou glacê mármore?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leide, tudo bem?
      Olha, trabalhei pouquíssimas vezes com pasta americana e nunca coloquei em nada assim congelado...então não posso te dizer como ela reage, entende? Pq tem coisas que mudam a textura e até o sabor se em contato com algo muito gelado.
      Eu imagino que ela vai congelar, ficar muito dura e difícil de fazer o corte das fatias...mas como eu disse: Imagino..rs
      Se você já usou pasta americana nesta situação e souber que dá certo, daí não vejo problemas, e fica mesmo bem bonito, ainda mais se moldar qualquer coisa do tema da festa, né?
      Bom...quando você tirar do freezer e cobrir, pode ficar fora de refrigeração, alias é necessário, caso contrário ele não vai "amolecer" e será impossível cortar..rs
      Ah! Quanto ao glacê marmore eu também não posso te dizer como fica pois nunca usei com esse bolo, e assim como com a pasta americana, não saberia te dizer se fica muito duro, se congela e tal...
      Desculpe não poder ajudar muito, ok?

      Excluir
  9. Bom dia!!
    Posso fazer a mousse sem a gelatina?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite!
      Olha...eu faço sem gelatina quando é só a mousse, mas para este bolo eu nunca fiz sem!
      Ela ajuda o bolo a se manter firme.
      Como eu nunca preparei a mousse sem gelatina para este bolo, não sei como o bolo fica depois de um tempo fora do freezer...se "derrete" ou não.
      Se você fizer SEM a gelatina, pode voltar depois para dizer como se comportou? Obrigada desde já ;-)

      Excluir
  10. Oi. Fiz o bolo ontem (e comi hj!), mas ele nao ficou bonito como o seu. Na verdade, nem dá p ver direito q é xadrez :( pois eu coloquei a musse sem gelatina (não gosto de gelatina) e ela ficou mole.
    P calda eu usei Tang de morango e ficou DIVINO!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana! Bem vinda!
      Então...infelizmente a gelatina faz falta mesmo, mas acho que se o sabor ficou bom, já valeu e você não perdeu ingredientes, certo? Obrigada pela mensagem <3

      Excluir

Quer comentar? Escreva aqui.

Seguidores