quinta-feira, 16 de março de 2017

BOLO MOUSSE DE CHOCOLATE


Para montar este bolo você precisará de uma receita da MOUSSE DE CHOCOLATE...é o que dá nome ao bolo, certo?..haha...E você encontra a receita aqui no blog ou no vídeo do nosso canal no YouTube.

Como base, você também precisará de uma receita do BOLO DE CHOCOLATE (receita aqui no blog e vídeo no YouTube) ou uma receita do PÃO DE LÓ DE CHOCOLATE (também tem receita aqui no blog).

A massa do bolo é regada com uma calda de casca de laranja, e eu gosto de colocar um pouco de rum ou até pinga, mas se você preferir pode ser sem a bebida.

E para cobrir eu gosto de chantilly.

Vou tentar dizer "mais ou menos" como faço a calda, mas me desculpem, pois eu faço sem medidas certas. Gosto do sabor que a casca de laranja dá, e acho que combina muito bem com chocolate, assim como o rum dá um sabor especial.

Se você já sabe fazer uma calda saborosa pode usá-la.


Ingredientes da calda:

  • 2 xícaras de água
  • 2 xícaras de açúcar
  • 1 cravo da índia
  • 1 pedaço pequeno de canela em pau
  • Cascas de 1 laranja (*ou 2 colheres de geleia de laranja*)


*Depois que descobri a praticidade de colocar geleia de laranja no lugar das cascas, eu só faço assim, até porque acho que fica mais gostoso.*

Ferva todos os ingredientes até diminuir o volume (vai ficar em torno de 1 xícara e ½) e ficar em ponto de fio, assim como um mel ralo.

Deixe esfriar e coloque 1 xícara de café de rum, ou um pouco mais, mas a bebida é opcional.

Esta calda pode ficar guardada na geladeira se sobrar. E se estiver com bebida alcoólica, ela vai durar um bom tempo.


Para montagem do bolo:


Faça o bolo, deixe esfriar, desenforme, corte ao meio e coloque uma das partes de volta no fundo da assadeira.

Regue com uma parte da calda, molhando bem, mas sem encharcar.

Faça a mousse de chocolate e despeje sobre esse pedaço do bolo que está forrando o fundo da assadeira.

Mas lembre-se de deixar um espaço de pelo menos 1 cm até a borda, que é para colocar a outra parte do bolo por cima.

>>>Não se preocupe se sobrar um pouco da mousse, é só colocar em uma tigelinha e comer depois de gelada.<<<

Como já disse, a outra parte do bolo vai por cima da mousse e esta parte também é regada com a calda, sem encharcar.

Cubra com plástico filme e leve para o freezer. Também pode ser gelado na geladeira, mas neste caso é melhor ficar de um dia para o outro, até a mousse firmar bem.

Quando for “usar”, retire o plástico e passe uma faca na borda da assadeira, para soltar a lateral.

Eu uso uma forma de fundo removível porque acho mais prática para desenformar esse tipo de bolo.

Se você usar uma forma normal, na hora de desenformar terá que virar no prato onde será servido e caso não solte imediatamente, terá que passar um pano quente no fundo da forma para amolecer a mousse que ficou grudada.

Cubra com o que preferir. Eu gosto de usar chantilly, pois acho que combina com chocolate além de fazer um contraste bonito na decoração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer comentar? Escreva aqui.

Seguidores