terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

PEIXE COM LEGUMES


Aqui em casa adoramos peixe, e sempre que posso preparo filés de Saint Peter, pelo sabor dele e por não ter aqueles espinhos pequeninos e que incomodam tanto.

Você não conhece o Saint Peter? Eu acho que conhece sim..rs...é que esse é o nome “esnobe” que deram para valorizar o linguado.  ;-)

Mas você pode usar o peixe que preferir, só que esta minha sugestão foi feita com Saint Peter (linguado, se preferir..rs).

Este eu preparei de uma maneira bem simples, com alguns legumes que tinha a mão, mas você pode preparar com os da sua preferência.


Ingredientes:

  • 4 a 5 Filés de Saint Peter
  • Sal a gosto
  • Azeite de oliva a gosto


Para o refogado:

  • 1 xícara de ervilhas frescas
  • 1 cenoura média fatiada
  • 4 cogumelos tipo shitake fatiados
  • 3 colheres de alho poró picado
  • sal a gosto
  • azeite para refogar
  • pimenta, ervas a gosto


Modo de preparo:

Temperar os filés de peixe a seu gosto. Eu prefiro usar somente sal, jogando com o saleiro para não salgar demais (Vale ressaltar mais uma vez o que já escrevi em outras postagens, que eu não uso muito sal porque meu marido tem problemas de pressão alta).

Unto uma assadeira antiaderente com azeite e arrumo os filés, jogando mais azeite por cima deles.

Levo para assar em torno de 30 minutos em forno quente (depende muito da potência do forno, se o seu for dos mais fortes, deixe menos tempo para não secar muito), as vezes o peixe solta um pouco de líquido, mas acaba secando.

Enquanto os filés de peixe assam, prepare o refogado de legumes.

Em uma frigideira grande, coloque um pouco de azeite e refogue a cenoura, tempere a gosto com sal ou um caldo granulado a seu gosto (se preferir que elas fiquem bem macias, coloque 1/2 xícara de água e deixe cozinhar até secar).

Junte o alho poró e refogue mais um pouco. Depois coloque os cogumelos em pedaços não muito pequenos e as ervilhas.

Acerte o sal, se quiser pode colocar uma pitada de ervas de Provença, ou pimenta do reino.

Jogue por cima dos filés quando estes estiverem prontos...E pode servir!





2 comentários:

Quer comentar? Escreva aqui.

Seguidores