segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

DOCE DE DAMASCO



Associamos o damasco, assim como qualquer outra fruta seca (ou frutas passas) às Festas de Natal e Ano Novo. Mas elas podem e devem ser consumidas durante todo ano, pelo valor nutricional além do sabor.

Este doce de damasco é como uma geleia e pode ser usado para recheio de bolos, tortas, para comer com torradas, com queijo... até puro se você preferir.

O gostinho azedo e adocicado do damasco combina maravilhosamente com chocolate e também com castanhas.

Uma sugestão que temos aqui no blog é a TORTA DE NOZES E DOCE DE DAMASCO ( que você pode ver a receita clicando AQUI ou na aba de índice em "Receitas Doces" > "Tortas Doces" ).
TORTA DE NOZES E DOCE DE DAMASCO
O doce pode ser feito com damascos triturados ( batidos no liquidificador ), que ficará como uma geleia lisa, também pode ser feito com os damascos inteiros, e assim ficará como damascos em calda e pode ser feito da maneira como vou passar aqui, com uma parte triturada e outra deles inteiros.


Ingredientes:

  • 400 grs de damascos secos
  • 2 xícaras de açúcar
  • 3 xícaras de água


Modo de preparo:


No liquidificador, bata metade dos damascos com a água.

Despeje em uma panela ( veja a dica sobre panelas em: “PANELAS E OUTROS UTENSÍLIOS: Não arrisque! Separe uma só para fazer seus doces!” ou na aba de índice em “Dicas” ), acrescente o açúcar, os damascos inteiros e leve ao fogo, mexendo de vez em quando para não grudar no fundo.

Deixe ferver por um tempo. 

Quando a água evaporar, mexa o tempo todo para não queimar e o doce ficará mais grosso e cremoso.
*Dica: Os damascos inteiros você pode repartir em metades como na foto.*
Espere esfriar para usar. Também pode ser servido com uma bola de sorvete de creme.




3 comentários:

Quer comentar? Escreva aqui.

Seguidores