quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

BANANADA (DOCE DE BANANA) COM NOZES E PASSAS


Fazer uma bananada é a melhor opção para aproveitar aquelas bananas que você tem em casa, já estão maduras demais e ninguém quer comer “in natura”.

E para fugir um pouco daquele doce tradicional que é feito só com bananas e açúcar, você pode variar acrescentando nozes (ou outra castanha de sua preferencia ) e uvas passas como nesta receita.

Portanto, quando você tiver na sua casa algumas bananas e elas estiverem muito maduras, amolecidas até, com a casca feia, cheia de pontos escuros, não jogue no lixo! Aproveite para fazer este doce que fica uma delícia.

Lembrando que não é necessária exatidão nas medidas. Mas eu vou colocar aqui uma sugestão, ok?


Ingredientes:

  • 6 bananas bem maduras ( as bananas do tipo nanica são as melhores para fazer doces )
  • 3 a 4 colheres de sopa de açúcar
  • 1 colher de sopa de achocolatado
  • 2 colheres de sopa de vinagre de maçã OU 1 colher de suco de limão
  • 3/4 de xícara de nozes picadas
  • 3/4 de xícara de uvas passas sem caroço


Modo de preparo:

Descasque as bananas e amasse com um garfo.

Coloque em uma panela junto com o açúcar e leve ao fogo, mexendo sempre.

As bananas ficarão moles, soltarão líquido e surgirá uma calda. Acrescente o achocolatado, o vinagre ( ou suco de limão) e mexa sempre para não grudar e queimar no fundo.

Quando apurar um pouco, acrescente as nozes, as passas e deixe mais um pouco no fogo para endurecer mais, se você quiser que fique como o da foto, caso queira mais mole, retire do fogo antes.

Coloque em uma travessa e sirva com queijo branco, com requeijão, creme de leite ou puro mesmo.

Esse doce é também uma bela sugestão de recheio de bolos e para bombons também. Você pode fazer bolinhas e banhar no chocolate derretido.




3 comentários:

  1. Encántame a túa receita, os plátanos (bananas) son unha das miñas froitas preferidas e cos ingredientes que leva este postre estará boísimo. Unha proposta moi interesante, ademáis, como dis, unha boa forma de no estragar froita. Unha aperta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Alicia, pela postagem e comentário!
      Pelo que vejo, seu idioma é o espanhol, ou algum dialeto similar por você ser da Galicia.
      Bem...se você leu a receita até o final, viu que eu sugiro que se use esse doce para fazer recheio de "bombom"...Mas sei que aí, essa palavra (bombom) não é a mesma coisa que aqui no Brasil..rs...Para nós, bombom é chocolate com algum tipo de recheio..rs...e esse doce fica muito bom para esse fim.

      Excluir

Quer comentar? Escreva aqui.

Seguidores