sexta-feira, 22 de novembro de 2013

BRIGADEIRO (tradicional)


Receita de brigadeiro não é nenhuma novidade, ainda mais depois da explosão das lojas especializadas e dos brigadeiros gourmet.

Daí você diz: “Ela vai dar uma receita de brigadeiro? Mas todo mundo sabe fazer brigadeiro!”

E eu digo: “Apesar da popularidade deste doce, por incrível que pareça, ainda existe quem não tem uma receita e não sabe fazer brigadeiro! Bom...afinal, ninguém nasce sabendo tudo e brigadeiro também tem a hora para aprender..rsrs”

Como curiosidade, aqui no blog temos a HISTÓRIA DO BRIGADEIRO, um doce brasileiro que está ganhando o mundo! Se quiser ver, clique AQUI, ou na aba de índice em “Curiosidades”.



Ingredientes:

  • 1 lata de leite condensado
  • 2 colheres cheias de chocolate em pó
  • 1 colher de manteiga ou margarina
  • Chocolate granulado para enrolar


Modo de preparo:


Em uma panela, de preferencia com antiaderente, coloque o leite condensado, o chocolate, a margarina e misture bem.

Leve ao fogo médio/baixo e mexa o tempo todo, em todas as direções passando a espátula nas beiradas, mas sem esfregar muito para não levantar alguma parte que tenha queimado.

O ponto do doce, ideal para enrolar, é quando você está mexendo e o fundo da panela começa a aparecer (assim como nesta foto do preparo do brigadeiro branco**), com “bolhinhas” grudadas na panela. Se você cozinhar demais, ele ficará duro, difícil de enrolar e na hora de comer parece mais uma bala.

**(Eu coloquei a sequencia de fotos do brigadeiro branco, para aparecer melhor as tais “bolhinhas”, pois com a panela escura, o brigadeiro escuro não aparece bem na foto.)





Despeje em um prato untado com margarina e deixe esfriar bem antes de enrolar.

Se o ponto ficou um pouco mole mesmo depois de frio, coloque na geladeira para endurecer um pouco mais e facilitar fazer as bolinhas.

E para enrolar o doce, passe um pouco de margarina na palma das mãos, e com uma colher, pegue um pouco do doce e faça a bolinha, jogando em um prato que já deve ter o chocolate granulado.
Brigadeiro mordido...porque ninguém é de ferro..rsrs

Passe toda bolinha no granulado, e coloque em forminhas próprias para docinhos.


Você também pode passar em bolinhas crocantes, que seus docinhos ficarão como os da foto.




2 comentários:

Quer comentar? Escreva aqui.

Seguidores