quinta-feira, 10 de outubro de 2013

HISTÓRIA DO STROGONOFF



O strogonoff (ou estrogonofe aqui no Brasil) é daqueles pratos que já tiveram seus dias de glória em mesas de banquetes, e hoje é um prato do dia a dia, chegando a ser trivial em algumas casas.

Não se sabe ao certo “quem” inventou o strogonoff. Existem algumas histórias, lendas, mas a única coisa certa é que a receita foi criada na Rússia e aperfeiçoada na França.

Por ocasião da Revolução Russa, vários nobres que fugiram em direção à França, passaram para os cozinheiros franceses as suas preferências, que obviamente foram aprimoradas com elegância.

Uma das histórias diz que o prato foi inventado pela família Stroganov, outra diz que a família se chamava Stroganoff, e ainda existe uma versão que diz que a receita foi inventada aqui no Brasil!!!

É “uma lenda urbana”...rs...vou resumir e contar só por curiosidade:

Diz essa lenda, que um rei do Egito veio passar o carnaval no Rio de Janeiro e no final da noite, cheio de fome, e exigente como todos os reis, entrou em um bar e pediu algo diferente. Um garçom foi até a cozinha e esquentou um picadinho, acrescentando catchup, vinho branco, creme de leite e cogumelos. O rei adorou e quando perguntou o nome, o garçom disse: “estrogonofre”, achando que era um nome pomposo e com ares de estrangeiro.

Bem..rsrs...lendas absurdas a parte, dizem que carne picada servida com creme azedo é um prato muito antigo da culinária russa, tanto que não existe registro de origem.

Achei um site (História de Tudo) onde diz que séculos atrás, os soldados russos comiam um tipo de ração de carne picada, salgada e conservada em bebida alcoólica, e que foi um cozinheiro do Czar russo Pedro O Grande, que servia o general Strogonoff quem melhorou essa ração, e para homenagear o seu protetor, deu o seu nome ao prato.

Outra história diz que esta receita foi criada por um dos cozinheiros da família Stroganov, para um concurso culinário que aconteceu em São Petersburgo, na Rússia, em 1890.

Já o strogonoff como conhecemos, foi o melhoramento da receita realizado pelos franceses no início do século XX (como eu já disse, quando os nobres russos fugiram para a Europa em 1917) com o acréscimo de conhaque, champignons e a troca do creme azedo pelo creme de leite (mais suave).

Fato é que, hoje existem várias versões (para desespero dos puristas..rsrs) que levam o nome de strogonoff (ou estrogonofe) mas, até onde eu sei, o strogonoff original é feito com carne flambada no conhaque, engrossada com tomates maduros (para fazer o molho sem adição de água), champignons e quando se coloca o creme de leite, não pode deixar ferver, só aquecer.

Segundo o site ETUR, hoje o strogonoff é um dos 10 pratos mais vendidos do planeta, junto com a lasanha e o filé Parmegiana.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer comentar? Escreva aqui.

Seguidores