segunda-feira, 28 de outubro de 2013

DOCE DE ABÓBORA COM COCO


Um doce caipira, antigo e bem brasileiro.





O doce de abóbora não pode faltar em nenhuma festa junina que se preze. Em barrinha, em formato de coração, de comer com colher, com ou sem coco...







No mês de outubro, a abóbora é muito lembrada por conta do Halloween, que acontece no dia 31. Só que “os donos da festa” usam o legume mais para fazer enfeites e, bem...a abóbora deles é diferente da nossa.

Os brasileiros assimilaram essa festa, depois de muitos filmes e também com a ajuda das escolas de inglês.

E falando do doce de abóbora, ele também pode ser feito para esse festejo...Mas pensando bem, não precisa de data especial para saborear um belo doce de abóbora, concorda?

Esta é uma receita que não precisa ter medidas tão exatas, ela sempre acaba dando certo.

*(a abóbora ideal é aquela que chamamos de “abóbora de pescoço” que é maior que a Paulista, mas dá para fazer com a moranga também. Com a “japonesa” não fica muito bom, mas enfim...dá para fazer com qualquer tipo).*


Ingredientes:


  • +/- 1 kg de abóbora descascada, cortada em cubos.
  • 2 ½ xícaras de açúcar
  • Cravo da índia a gosto (uns 5 ou 6)
  • 1 xícara de coco ralado


Modo de preparo:

Coloque em uma panela (não esqueça a dica sobre panelas, que você pode ver clicando AQUI, ou na barra de índice em “Dicas”), a abóbora, o açúcar e o cravo.

*Se quiser canela em pau no lugar dos cravos, pode usar uns 2 pauzinhos, assim como pode usar tanto os cravos como a canela juntos.*

Leve para ferver em fogo médio e mexa até a abóbora começar a soltar água e cozinhar. A abóbora começará a desmanchar e a água irá secar, então você terá que mexer sempre para não grudar no fundo da panela.

Quando desmanchar bem, acrescente o coco ralado e estará pronto.


2 comentários:

  1. Nunca tinha ouvido falar em doce de abóbora com coco, Sérgia! Em Portugal faz-se simples ou com amêndoas, nozes, um pouco de canela... Mas parece-me que esse deve ter um sabor delicioso, já estou a imaginar. Nunca me aventurei a fazer, por preguiça de descascar e cortar a abóbora. Realmente, não deve ser muito diferente de cortar outros legumes... hehe Vamos a ver se me animo com esta receita!

    Beijinhos,
    Olivia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois eu nunca vi doce de abóbora com nozes ou amêndoas!!..rs...Aqui o coco é muito mais barato que esses ingredientes, por isso se faz simples ou com coco.
      Realmente, descascar abóbora não difere muito da maioria dos legumes, só que a casca é um pouco mais dura.
      E por falar na casca, você pode aproveitar a casca para fazer um refogado salgado...fica uma delicia!
      Mais uma vez, obrigada pela mensagem Olivia!
      Beijos

      Excluir

Quer comentar? Escreva aqui.

Seguidores