segunda-feira, 21 de outubro de 2013

CALDA DE AMEIXA (DOCE DE AMEIXA)


Bem... Esta não chega a ser bem uma receita de calda, mas sim de um "doce em calda"... Melhor é dizer que é um doce de ameixa em calda.

Esta é a famosa calda que é mais comumente servida com o MANJAR BRANCO ( o manjar de coco que você pode ver esta receita clicando AQUI, ou na barra de índice em Receitas Doces > Doces > Manjar Branco ), mas se você quiser, também pode ser usada para regar e rechear vários bolos e tortas diversas ( se você ainda usar um doce de leite como complemento, vai ficar uma delícia! Um pão de ló recheado de doce de leite com ameixa em calda, que tal? ).

Veja como é simples de fazer.



Ingredientes:


  • 2 xícaras de ameixas secas sem caroço
  • 4 xícaras de água
  • 1 xícara de açúcar


Modo de preparo:


Coloque todos os ingredientes em uma panela, misture e leve ao fogo ( não se esqueça de ver a preciosa dica sobre panelas para doces clicando AQUI, ou ainda na barra de índice em "Dicas" ).

Então deixe ferver para apurar e mexa de vez em quando, até a água ficar mais espessa, chegar ao ponto de calda.

** Você pode fazer com as ameixas inteiras ( como o que eu fiz e você pode ver na foto abaixo ), mas também pode fazer picando as ameixas. Contudo saiba que, quanto mais você picar mais ela irá se desmanchar e você pode acabar tendo uma geleia ao invés de um doce de ameixa em calda. 

Esta calda de ameixa pode ser servida como acompanhamento para manjares ( como o manjar de coco ), pudins, bolos, cremes, sorvetes e também com queijo branco fresco... Já provou?

Se você preparar esta receita, deixe um recadinho aqui no blog e diga o que achou, ok?

6 comentários:

Quer comentar? Escreva aqui.

Seguidores