sexta-feira, 27 de setembro de 2013

TORTA MERENGUE DE MORANGO


Este foi o bolo que preparei para o último aniversário que tivemos aqui em casa, o do meu filho caçula.

Vários convidados perguntaram: Por que você não fez um BOLO XADREZ..rs

É..rs...o bolo xadrez tem muitos fãs..rs

É difícil fugir..rs...todos me cobram, querem sempre o bolo xadrez, mas eu queria variar um pouco. Por isso preparei este, que sei que também agrada...e muito! Tanto que fez o maior sucesso!

As receitas já estão todas postadas aqui no blog, sendo assim, vou escrever como montei e colocar junto o link para as páginas das receitas.


Você precisará de:


1 receita de PÃO DE LÓ (você pode ver a receita clicando AQUI, ou na aba de índice, em Receitas Doces – bolos – pão de ló)

Eu gosto de preparar na véspera, pois acho mais fácil de trabalhar. De qualquer forma, o pão de ló tem que estar bem frio para começar a montagem.

1/2 receita do CREME PARA BOLO E PAVÊ (você pode ver a receita clicando AQUI, ou na aba de índice, em Receitas Doces – coberturas e recheios – creme para bolo e pavê).

3/4 xícara (ou mais) do MORANGOS EM CALDA (você pode ver a receita clicando AQUI, ou na aba de índice, em Receitas Doces – doces – morangos em calda).

4 a 5 xícaras de CHANTILLY (usei duas caixinhas de creme de leite que bate chantilly, fácil de encontrar em qualquer supermercado, e é só seguir as instruções de preparo que vem na caixinha).

2 a 3 xícaras de MORANGOS PICADOS (reserve alguns mais bonitos e vermelhos para fazer uma decoração no final).

1 pacote pequeno de SUSPIROS (daqueles industrializados, que são secos).


Como montar:

Faça dois cortes na horizontal, de forma que fiquem 3 camadas de massa de bolo.

Retire as duas fatias de cima e reserve.

Sobre a fatia de bolo que ficou no prato, coloque uma camada de chantilly de mais ou menos 1 cm de altura (mais ou menos 2 xícaras).

Pingue colheradas do MORANGO EM CALDA. Dê uma leve misturada em forma de espiral, espalhe um pouco de suspiros quebrados, e por cima pingue algumas colheradas de chantilly (para “grudar” melhor a fatia do bolo que fica no meio).

Coloque sobre o chantilly, a segunda parte do pão de ló.

Espalhe um pouco mais da metade do creme para bolo e pavê e, sobre ele coloque os morangos picados.

E depois,mais dos suspiros quebrados grosseiramente (os suspiros industrializados são indicados para esta receita. Por serem secos, acabam dando um leve toque crocante).

Finalize esta camada, colocando o restante do creme às colheradas e “grude” a terceira parte do bolo.

Cubra com o restante do chantilly (de 2 a 3 xícaras), enfeite com os morangos que foram reservados para isso e jogue um pouco dos suspiros quebrados, para deixar bem claro que é uma torta merengue de morangos.

Espero que gostem, como todos os convidados gostaram.





8 comentários:

  1. Parece excelente esta torta... a cada atualização sua eu fico com água na boca! Parabéns pelo dom e criatividade...
    Gostaria de pedir uma ajuda, sou apaixonado por cappuccino, tenho a receita de um caseiro que é gostoso e dá muito certo, porém, não é nada light, uma vez que usa em sua formulação muito açúcar refinado, a receita é a seguinte:
    1/2 lata de leite ninho, 1/2 lata (medida leite ninho) de açúcar refinado, 1 colher sopa de nescau (uso cacau em pó), 1 colher de sobremesa de canela em pó, 1 colher de chá de bicarbonato de sódio comestível, 50 gr (um pacote) de pó solúvel nescafé. Triturar os ingredientes em um processador até virar pó fino, por último acrescente o leite ninho. É só adicionar 2 colheres da mistura para 200 ml de leite ou água quente.
    Gostaria de saber, caso possa informar, se eu substituir o açúcar refinado por açúcar forneável (TalQual), qual a quantidade?
    Desculpe incomodar, é que vejo vc comentando sempre nas receitas sobre substituições.
    Aguardo contato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mineirinho!
      Antes de mais nada, obrigada pela postagem.
      Olha, eu tenho uma receita de cappuccino igual a tua só que sem o açúcar...Tb coloco cacau em pó, pq o Nescau (ou qualquer achocolatado) tem muito açúcar e daí cada pessoa adoça como quer, com açúcar ou adoçante.
      Agora, referente ao adoçante Tal e Qual, sei que ele tem esse nome justamente pq vc usa nas receitas a mesma medida que seria de açúcar...ou seja, se for uma colher de açúcar, vc usa 1 colher do Tal e Qual, se for 1 xícara de açúcar, vc usa 1 xícara de Tal e Qual.
      Bom...se me permite um palpite..rs...eu acho que nessa receita caseira de cappuccino o melhor é que ela fica "barata"..rs...e o Tal e Qual é bem carinho (eu acho), e nesse caso vai ficar uma receita cara e que vale mais a pena comprar pronto (minha opinião)...Então meu palpite seria, faça sem o açúcar e cada um adoça na própria xícara com o que quiser, concorda?
      Olha, não é incomodo nenhum..rs...Eu gosto muito de receber mensagens como a tua e, na medida do possível..rs...ajudar...rs...Espero ter ajudado. ;-)

      Excluir
  2. Que delícia adorei seu jeito passo á passo de explicar já virei sua fã kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Fabiana! Estou em falta com o blog, mas assim que as coisas entrarem nos eixos eu volto com tudo, me aguarde! ;)

      Excluir
  3. Olá essa receita serve quantas pessoas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Viviane, tudo bem?
      Olha, esse bolo foi para uma festa que tinham umas 30 pessoas. Todos comeram e sobrou bem pouco, mas tinham outros doces também. Tudo depende do tamanho da fatia e se as pessoas repetem muito ou não..rsrs.
      Essa forma que eu uso dá para fatiar o bolo em (mais ou menos) umas 36 fatias médias, ok?

      Excluir
    2. Obrigada! vou fazer parece deliciosa!!! ;)

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Quer comentar? Escreva aqui.

Seguidores