terça-feira, 13 de agosto de 2013

QUIBE - QUIBE ASSADO – QUIBE ASSADO RECHEADO


Esta receita de quibe (ou kibe, como algumas pessoas escrevem e imagino que seja o mais certo, por se aproximar mais do árabe), eu vi em um programa de TV, muitos anos atrás.

Quem passou esta receita foi o mesmo rapaz, professor de culinária que eu me referi na postagem da SALADA DE TRIGO (que você pode ver clicando AQUI, ou na barra de índice em “Receitas Salgadas”).

Como eu disse lá, quase todo mundo tem uma receita de quibe (ou Kibe..rs), com seu tempero próprio, que no final das contas é o que dá o verdadeiro diferencial, mas a receita dele foi interessante pela maneira como ele hidratava o trigo.

Adaptei ao meu gosto e da minha família e prefiro fazer assado porque, apesar de amar uma fritura, tenho que abrir mão delas pela saúde. Mas você pode modelar os quibes e fritar.

Caso queira congelar, eu aconselho a congelar já pronto, assado ou frito. Principalmente se for frito! A minha experiência de modelar, congelar e fritar depois, não foi muito boa, pois ele estourava e desmanchava um pouco no óleo quente. Mas como eu disse, é só um conselho.


Ingredientes:

  • 500 g de trigo (veja como hidratar na postagem da SALADA DE TRIGO, clicando AQUI).
  • 500 g de carne moída
  • 1 cebola grande ralada
  • 2 dentes de alho grandes espremidos
  • 1 maço grande de hortelã bem picadinho
  • 1 xícara de castanhas picadas (nozes, castanha do Pará)
  • 1 colher de sopa de tempero sírio**
  • 1 colher de sopa de sal
  • Azeite de oliva



Modo de preparo:


Após hidratar o trigo, como já expliquei na receita da SALADA DE TRIGO, junte todos os ingredientes em uma tigela e misture bem.

*Dica sobre os temperos: Eles devem ficar muito bem picados. Eu uso um mixer com copo processador e moedor, você pode colocar no multiprocessador, liquidificador ou em qualquer picador de temperos. Cuidado se usar o liquidificador, pois a cebola e o alho impregnam cheiro e gosto nos utensílios...se usar, o ideal é lavar bem logo em seguida e depois jogar água quente. Ninguém gosta de tomar um suco ou vitamina com gosto de cebola, certo?..rs.

Sobre o tempero sírio**, ele é um pó com uma mistura de especiarias que dá o gosto característico da comida árabe. Se você não tiver, pode usar canela em pó, cravo em pó, pimenta, noz moscada...mas um pouco de todos juntos!*

Será necessário usar as mãos para que a massa fique bem ligada. Quando der para fazer uma bola é porque já deu liga. Prove o sal, se achar necessário, coloque mais um pouco.

Para fazer frito, você pode dar o formato de quibe do tamanho que lhe agradar, só não esqueça que se for muito grande, pode ficar cru no meio. Fritar em bastante óleo quente, até ficar escurinho.

Como eu não faço fritura aqui em casa, não tenho fotos de como eles ficam fritos.

Para fazer assado, com ou sem recheio:
Unte um refratário (sugestão de forma retangular de 32cm X 20cm com 4 cm de altura) com um pouco de azeite e coloque a massa de quibe, apertando só um pouco e alisando.

Se for rechear, coloque metade da massa no refratário, espalhe o recheio (coalhada síria, catupiry ou cream cheese) e depois, cubra com o restante do quibe. Alise com uma colher e desenhe com a faca fazendo cortes não muito profundos.

Pincele azeite por cima e coloque para assar em forno bem quente, por uns 20 a 30 minutos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer comentar? Escreva aqui.