quarta-feira, 7 de agosto de 2013

AMOR EM PEDAÇOS – receita original


Mais um doce com gostinho de infância.

Esta receita é antiga e nem sei como veio parar nas minhas mãos, já que não lembro onde foi que provei, nem de minha mãe fazer.

Sei que comi pela primeira vez quando era criança e me apaixonei!

Já vi várias receitas com esse nome, algumas até se parecem com bolo recheado de abacaxi...mas nenhuma delas é o legítimo AMOR EM PEDAÇOS.

O verdadeiro, tem massa amanteigada, massa macia de torta, como massa de biscoito, alfajor...Sabe como é? 

Por cima tem aquele brilho tipo verniz, que a gema de ovo dá, e o recheio de abacaxi sempre fica no meio.

O ideal é que o abacaxi seja bem ácido, e o coco fresco, mas se não for possível, pode fazer com o de pacote que também dá certo.



Ingredientes:

Recheio:


  • 1 abacaxi grande picado (2 ½ a 3 xícaras)
  • 2 xícaras de água
  • 2 ½ xícaras de açúcar (se o abacaxi for mais ácido, coloque 3)
  • 100 g de coco ralado
  • 4 gemas


Massa:

  • 3 xícaras de farinha de trigo
  • 3 colheres de açúcar
  • 1 xícara de margarina gelada
  • 2 ovos inteiros
  • 1/2 colher de fermento em pó
  • 1 gema para pincelar



Modo de preparo:

Recheio:


No liquidificador, bata um pouco o abacaxi com a água. 

Atenção: Não é para virar um suco! É só para deixar mais “picado”. Esse processo também pode ser feito diretamente na panela com o auxílio de um mixer.

Misture essa “pasta” de abacaxi com os outros ingredientes em uma panela (veja a dica sobre panelas clicando AQUI, ou na barra de índice em "Dicas"), e leve para o fogo, mexendo sempre até aparecer o fundo e ficar dourado.

Reserve.


Massa:


*Preciso pedir desculpas pela falta das fotos do processo/montagem, pois minha máquina ficou sem bateria.*

Em uma tigela, misture a farinha, o açúcar e o fermento. Juntar os ovos batidos e a margarina, misturando bem sem amassar (talvez você terá que usar as mãos).

Unte uma assadeira de 32 cm X 22 cm, e abra metade da massa diretamente sobre ela, deixando com a altura de menos de 1 cm.

Espalhe o recheio.

Abra a outra metade da massa e coloque sobre o recheio.

Você pode fazer desenhos com um garfo, riscos com uma faca ou com moldes tipo coração ou estrela.

Por cima de tudo pincele a gema de ovo, e depois leve ao forno pré aquecido a 240° por mais ou menos 30 minutos até ficar bem dourado.

Corte em quadrados e arrume em um prato.


Está pronto o seu AMOR EM PEDAÇOS.

12 comentários:

  1. Oi, li alguns posts do seu blog e achei muito interessante,com certeza você tem potencial, vi que você é uma pessoa esforçada que só quer falar e ser ouvida na blogosfera, assim como eu. Posso dizer que gostei muito do que li, sei que será um grande blog pois o faz ser de fácil entendimento e o conteúdo é gostoso de ler. Sou Luciana Shirley do blog http://coisasecoisasdalu.blogspot.com.br/ se desejar me visite e siga, mas só se gostar, eu vou retribuir seguindo também o seu. Esta é uma mensagem que só estou deixando nos blogs que entro, conheço um pouco e realmente gosto.....bjinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciana!
      Obrigada...Já te adicionei no G+ e vou olhar teu blog com carinho, mesmo pq, eu tb tenho um outro blog de variedades assim como o teu: impressoesdasergia.blogspot.com.br se quiser seguir, fique a vontade.
      Ah! E se quiser seguir esse blog no facebook, tem o link lá em cima perto da barra de índice, ok? bjs.

      Excluir
  2. Adorei o nome da receita, que nao conhecia, e adorei a receita! Logo que tenha um tampinho compro os ingredientes e experimento.

    Beijinho e boa semana,
    Olivia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Olivia...tenho certeza que irá gostar mais quando provar..rsrsrs
      Engraçado que esse doce é bem antigo e poucas pessoas conhecem.
      Quando vc fizer, me conta como ficou e o que achou, ok?
      Bjs.

      Excluir
  3. Valeu,
    Minha mãe sempre comentou no "amor em pedaços", era a paixão dela na infância, mas nunca aprendeu a fazer, vamos testar, agora, no aniversário dela. Eu volto para contar, Bjx

    ResponderExcluir
  4. Achei o bolo bem diferente e com certeza muito gostoso e, sem duvida logo farei essa receita .
    Obrigada por compartilhar ,

    Bjs !!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela mensagem Edméia!
      Depois nos conta como ficou o teu, ok?
      Bjs

      Excluir
  5. oi conheço esse doce,é antigo mesmo.Ganhei a receita de uma tia do meu marido,e já fiz muito para vender.È muito bom mesmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é ótimo para vender, não é Eunice? A massa sequinha é fácil de segurar e dura bastante tempo! Obrigada pela mensagem!

      Excluir
  6. Meu nome é Dilma. Mão consegui comentar com meu nome do Google. Fiz o doce amor em pedaço e adorei. Não ficou tão lindo como o seu. Mas ficou uma delícia. Obrigada pela receita. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dilma! Olha, eu acho que o mais importante é ficar gostoso..rs
      Esse dia que fiz na intenção de tirar as fotos para colocar aqui, acho que um anjo cozinheiro foi guiando minhas mãos..kkk...Por que não é sempre que fica bonitinho assim..rsrs
      Obrigada pela mensagem! Abraços.

      Excluir

Quer comentar? Escreva aqui.