quarta-feira, 7 de agosto de 2013

AMOR EM PEDAÇOS – receita original


Mais um doce com gostinho de infância.

Esta receita é antiga e nem sei como veio parar nas minhas mãos, já que não lembro onde foi que provei, nem de minha mãe fazer.

Sei que comi pela primeira vez quando era criança e me apaixonei!

Já vi várias receitas com esse nome, algumas até se parecem com bolo recheado de abacaxi...mas nenhuma delas é o legítimo AMOR EM PEDAÇOS.

O verdadeiro, tem massa amanteigada, massa macia de torta, como massa de biscoito, alfajor...Sabe como é? 

Por cima tem aquele brilho tipo verniz, que a gema de ovo dá, e o recheio de abacaxi sempre fica no meio.

O ideal é que o abacaxi seja bem ácido, e o coco fresco, mas se não for possível, pode fazer com o de pacote que também dá certo.



Ingredientes:

Recheio:


  • 1 abacaxi grande picado (2 ½ a 3 xícaras)
  • 2 xícaras de água
  • 2 ½ xícaras de açúcar (se o abacaxi for mais ácido, coloque 3)
  • 100 g de coco ralado
  • 4 gemas


Massa:

  • 3 xícaras de farinha de trigo
  • 3 colheres de açúcar
  • 1 xícara de margarina gelada
  • 2 ovos inteiros
  • 1/2 colher de fermento em pó
  • 1 gema para pincelar



Modo de preparo:

Recheio:


No liquidificador, bata um pouco o abacaxi com a água. 

Atenção: Não é para virar um suco! É só para deixar mais “picado”. Esse processo também pode ser feito diretamente na panela com o auxílio de um mixer.

Misture essa “pasta” de abacaxi com os outros ingredientes em uma panela (veja a dica sobre panelas clicando AQUI, ou na barra de índice em "Dicas"), e leve para o fogo, mexendo sempre até aparecer o fundo e ficar dourado.

Reserve.


Massa:


*Preciso pedir desculpas pela falta das fotos do processo/montagem, pois minha máquina ficou sem bateria.*

Em uma tigela, misture a farinha, o açúcar e o fermento. Juntar os ovos batidos e a margarina, misturando bem sem amassar (talvez você terá que usar as mãos).

Unte uma assadeira de 32 cm X 22 cm, e abra metade da massa diretamente sobre ela, deixando com a altura de menos de 1 cm.

Espalhe o recheio.

Abra a outra metade da massa e coloque sobre o recheio.

Você pode fazer desenhos com um garfo, riscos com uma faca ou com moldes tipo coração ou estrela.

Por cima de tudo pincele a gema de ovo, e depois leve ao forno pré aquecido a 240° por mais ou menos 30 minutos até ficar bem dourado.

Corte em quadrados e arrume em um prato.


Está pronto o seu AMOR EM PEDAÇOS.

37 comentários:

  1. Oi Luciana!
    Obrigada...Já te adicionei no G+ e vou olhar teu blog com carinho, mesmo pq, eu tb tenho um outro blog de variedades assim como o teu: impressoesdasergia.blogspot.com.br se quiser seguir, fique a vontade.
    Ah! E se quiser seguir esse blog no facebook, tem o link lá em cima perto da barra de índice, ok? bjs.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o nome da receita, que nao conhecia, e adorei a receita! Logo que tenha um tampinho compro os ingredientes e experimento.

    Beijinho e boa semana,
    Olivia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Olivia...tenho certeza que irá gostar mais quando provar..rsrsrs
      Engraçado que esse doce é bem antigo e poucas pessoas conhecem.
      Quando vc fizer, me conta como ficou e o que achou, ok?
      Bjs.

      Excluir
  3. Valeu,
    Minha mãe sempre comentou no "amor em pedaços", era a paixão dela na infância, mas nunca aprendeu a fazer, vamos testar, agora, no aniversário dela. Eu volto para contar, Bjx

    ResponderExcluir
  4. Achei o bolo bem diferente e com certeza muito gostoso e, sem duvida logo farei essa receita .
    Obrigada por compartilhar ,

    Bjs !!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela mensagem Edméia!
      Depois nos conta como ficou o teu, ok?
      Bjs

      Excluir
  5. oi conheço esse doce,é antigo mesmo.Ganhei a receita de uma tia do meu marido,e já fiz muito para vender.È muito bom mesmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é ótimo para vender, não é Eunice? A massa sequinha é fácil de segurar e dura bastante tempo! Obrigada pela mensagem!

      Excluir
  6. Meu nome é Dilma. Mão consegui comentar com meu nome do Google. Fiz o doce amor em pedaço e adorei. Não ficou tão lindo como o seu. Mas ficou uma delícia. Obrigada pela receita. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dilma! Olha, eu acho que o mais importante é ficar gostoso..rs
      Esse dia que fiz na intenção de tirar as fotos para colocar aqui, acho que um anjo cozinheiro foi guiando minhas mãos..kkk...Por que não é sempre que fica bonitinho assim..rsrs
      Obrigada pela mensagem! Abraços.

      Excluir
    2. Já comi este doce não sei onde, mas me lembrei, vou fazer porque tenho lembrança do sabor, obrigada pela receita, ainda não tenho blog mas amo passar por blogs fazendo uma visitinha, bjsss.sucesso!!

      Excluir
    3. Oi Artessência! Obrigada pela visitinha então!..rsrsrs, seja sempre muito bem vinda e quando você fizer este doce, volta aqui para contar como ficou, ok? Obrigada pela mensagem! beijos

      Excluir
    4. Eu passo os pedaços no açúcar com canela.

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Eu não entendi a parte de abrir a massa. Pode me explicar melhor?
    Me interessei em fazer esse bolo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana, tudo bem? É que a massa fica assim, mais para seca, como se fosse de biscoito amanteigado, massa de empada...entende? Daí você tem que dividir para poder colocar uma parte embaixo, o recheio no meio e cobrir com a outra parte. Tem gente que abre com o rolo (como pizza), mas eu acho difícil transferir para a assadeira então já abro direto dentro da forma.
      Não sei se consegui explicar direito...mas se ainda ficou dúvida, pode perguntar de novo, ok? ;-)

      Excluir
  9. Nossa! Parece delicioso! Vou tentar fazer e digo se deu certo.🙃

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou suspeita para falar, pois acho delicioso!
      Volte sim para dizer o que achou, ok?
      Beijos e bem vinda! <3

      Excluir
    2. Já fiz muito e faço ainda tenho uma amiga que diz que ninguém faz igual...E porque ela não viu este RSS .Mas o meu também fica lindo como dizem aqui é de comer rezando!

      Excluir
    3. Que pena que não tem teu nome aqui...
      Mas eu concordo que é um doce delicioso e de comer rezando!..rsrsrs <3

      Excluir
  10. Nossa! Deve ser muito gostoso esse bolo. Deu muita vontade de fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou suspeita para falar...Adoooooro!
      Se você fizer, depois me conta como ficou e o que achou, ok?
      Se quiser, segue o instagram @umboloxadrez para interagirmos mais rapidamente.
      Beijos

      Excluir
  11. MARIANGELA JUNQUEIRA BORGES30 de outubro de 2020 às 19:51

    NAO ACREDITO QUE ENCONTREI ESTA RECEIT QUE REMETE À MINHA INFANCIA. NUNCA ESQUECI DO SABOR DO "AMOR EM PEDAÇOS". ESTA RECEIA É A LEGÍTIM. OBRIGADA POR COPARTILHAR. AMEI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariangela!
      E eu AMEI a tua mensagem!!!
      Um dos meus propósitos quando comecei a escrever o blog era este, das lembranças relacionadas a comida..rsrs...Que bom que te ajudou!
      Se possível, me segue no instagram @umboloxadrez e me conta quando preparar o teu AMOR EM PEDAÇOS, ok?
      Abraços! <3

      Excluir
  12. Vou fazer esse amor em pedaços, é uma receita fácil e prática.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, tudo bem?
      Depois conta como ficou...o que achou, ok?
      Obrigada pela mensagem! <3

      Excluir
  13. Olá, fiz essa receite, segui os passos e foi um sucesso, obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flávia! Muito obrigada pelo retorno!
      Bom saber que expliquei de uma maneira que dá para entender..rsrs
      Obrigada a você pela mensagem! <3

      Excluir
  14. Deliciosa sobremesa,
    Sou fã de abacaxi
    Valeu!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse doce é delicioso mesmo! Acaba rapidinho..rsrsrs
      Obrigada pela mensagem Veronica! <3

      Excluir
  15. Gostaria de saber se a temperatura do forno é essa mesmo,240° achei muito alta,será que não vai dourar antes de assar bem a massa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? Muito boa a sua pergunta!
      Então...é esta temperatura que eu usei, mas eu sempre digo (e por incrível que pareça...logo nesta publicação eu não escrevi..rsrsrs) que vai depender do seu forno.
      Sim, porquê existe uma variação de forno para forno!
      Quando eu postei esta receita, eu tinha um fogão mais velho. Agora estou com um novo e ainda não preparei Amor em Pedaços. Talvez ele esquente mais que o anterior, sei lá!
      Ah! E esta temperatura é para forno a gás. Eu sei que os elétricos são mais rápidos por ter aquecimento em cima também, mas eu não saberia qual temperatura para o forno elétrico.
      Eu te peço que, se possível, venha me falar como você preparou e o que você achou, ok? Obrigada! <3

      Excluir
  16. Minha mãe fazia demais .O nome é Amor em Pedaços, mesmo .É muito gostoso mas não muito ligeiro .Tem que ser guardado numa lata fechada para não amolecer. EU JÁ FIZ mais no momento não me lembro bem a receita. Irei fazer por esses dias .Já fiz muito também .Façam que é muito gostoso .

    ResponderExcluir
  17. Pena que seu comentário está anônimo...Mas quando você fizer esta receita, volte para dizer o que achou, ok?
    Obrigada pela mensagem! <3

    ResponderExcluir
  18. Maravilha e sempre um prazer poder participar destas receitas deliciosa

    ResponderExcluir

Quer comentar? Escreva aqui.

Seguidores