segunda-feira, 10 de junho de 2013

BOLO DE FUBÁ COM GOIABADA

Esta receita apareceu na minha vida, poucos anos atrás, mesmo assim tem muitas histórias.

No Orkut (vocês se lembram da rede social Orkut??..rsrsrs), havia uma comunidade que eu participava, relacionada aos anos 70, e que tinha uma turminha de participantes ativos muito legal, onde conheci muita gente boa.

A comunidade era relativa aos anos 70, mas eram comentados vários assuntos atuais, além de conversas e brincadeiras.

Bem, havia um tópico de troca de receitas que homenageava uma grande cozinheira da década de 70/80, e tinha como nome: “A cozinha maravilhosa de Ofélia”.

Quem postou essa receita por lá foi a Regina, mas esse bolo ficou famoso de tanto que a Aninha, uma outra participante da comunidade, fazia para o lanche da família dela, postava e comentava, deixando todo mundo com vontade..rs...Inclusive, em um de nossos encontros, ou “orkontros” como eram chamados os eventos, ela ficou intimada a levar o bolo de fubá com goiabada..rs...E levou um monte!!! Estava delicioso.

Eu comecei a fazer esta receita bem mais tarde, uns dois anos atrás.

E este eu fiz neste final de semana para uma festa junina, na casa de amigos.



Ingredientes:

  • 2 ovos
  • 2 copos de leite
  • 2 copos de fubá
  • 2 copos de açúcar
  • ¾ de copo de óleo
  • 2 copos de farinha de trigo
  • 2 colheres de sopa de fermento em pó
  • 500 g de goiabada cortada em cubos


Modo de fazer:


Corte a goiabada em cubos e reserve.

Bata no liquidificador, os 5 primeiros ingredientes.

Coloque essa mistura em uma tigela e acrescente a farinha de trigo e o fermento, misturando com espátula ou com um fouet.

Despeje a massa em forma untada. Sugestão de forma retangular de 38 X 25 cm com 4 de altura.




Coloque os cubos de goiabada na massa, um a um, deixando algum espaço entre eles, afundando um pouco.







Leve para assar em forno pré aquecido a 210°, por mais ou menos 35 minutos, até ficar bem corado.

*Esta minha receita está dobrada. Originalmente, ela tem metade das medidas que eu passei. Mas aqui em casa não dá para fazer bolo muito pequeno..rs...Se você achar muito grande, é só fazer a metade, mas para não ter erro, não esqueça de diminuir o tamanho da forma também, ok?

**A amiga Regina leu esta postagem, e disse que ela ainda polvilha açúcar e canela por cima, antes de colocar para assar. Eu não lembrava disso...no próximo que eu fizer, irei dar "esse toque", mesmo porque, adoro canela e combina muito bem...Aguardem fotos!





5 comentários:

  1. Boa tarde
    Essa receita é p forma grande de 4 dedos?
    Quero fz um bolo bem grande p um aniversário,tipo junina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então...eu coloquei as medidas...mas se for pensar em "dedos", essa forma da foto tem uns 3 dedos de altura, ok? ;)

      Excluir
  2. aaa... Que pena que deixam as mensagens em "Anônimo"... Mas obrigada mesmo assim

    ResponderExcluir

Quer comentar? Escreva aqui.

Seguidores