quarta-feira, 19 de junho de 2013

ARROZ COM LENTILHAS - MJADRA


Minha avó por parte de pai era filha de um libanês, por isso, ela conhecia muitas receitas da culinária árabe.

Como ela sempre morou conosco (com meus pais, meus irmãos e eu), era muito difícil ela cozinhar alguma coisa, pois geralmente a cozinha ficava a cargo da minha mãe...e era muito difícil ela mostrar como fazer, pois quando preparava alguma coisa, não gostava de ensinar..rs...só quando estava com muito boa vontade..rs.

Ela fazia muito bem, tahine temperada, babaganuch,  charutos de repolho deliciosos, dentre outros pratos, e um desses dias “de boa vontade”, ela me disse como fazia o arroz com aletria (que vou mostrar em outra postagem) e  Mjadra, conhecido como arroz com lentilhas.

É bem fácil até, e esta proporção que vou passar, serve fartamente 4 a 5 porções.


Ingredientes:

  • 1 copo de arroz
  • 1/2 copo de lentilhas (um pouco mais da metade)
  • 4 copos de água
  • 1 tablete de caldo da sua preferência
  • Sal a gosto
  • Alho a gosto
  • 1 cebola grande (para fritar separado)


Modo de fazer:


Escolha as lentilhas, lave e escorra.

Coloque em uma panela grande junto com 2 copos de água e deixe ferver por 5 minutos. Depois coloque o arroz (escolhido, lavado e escorrido), acrescente os outros 2 copos de água e os temperos.

Depois que o tablete de caldo derreter, acerte o sal.

Deixe cozinhar até secar. Não se preocupe se a lentilha ficar um pouquinho dura, pois mesmo sem água e com o fogo desligado, ela irá terminar de cozinhar com a panela tampada...é o tempo de fritar a cebola para jogar em cima.

Fatie a cebola em rodelas bem finas.





Eu uso um fatiador para deixar as fatias bem fininhas e iguais.









Frite em bastante azeite (pode ser uma parte de óleo de soja e outra de azeite de oliva). Lógico que vai depender do tamanho da sua panela, em uma de uns 15 cm de diâmetro, você pode colocar uns 2 cm de óleo/azeite.

Retire a cebola quando estiver bem dourada, escura, quase queimada. Fique de olho, pois demora um pouco para começar a dourar mas do dourado para queimar é bem rápido!
Coloque por cima de arroz na hora de servir, podendo colocar o azeite onde fritou as cebolas também, já que a comida árabe “pede” bastante azeite, e se você reparou, no preparo do arroz eu não uso óleo nem azeite.





4 comentários:

Quer comentar? Escreva aqui.

Seguidores