terça-feira, 7 de maio de 2013

PANQUECAS (MASSA BÁSICA)

Nossa! Nem sei desde quando, lembro da minha mãe fazendo destas panquecas!
Lembro que o liquidificador que ela usava ainda era daqueles modelos antigos, com copo de alumínio, que não deixava ver como estava o processo lá dentro..rsrs...E como era uma fritura, ela não deixava meus irmãos e eu nem chegar perto! De qualquer forma, ela dava um show, nos divertindo com as viradas de panquecas no ar..rs...Eu achava o máximo!
Quando fiquei maiorzinha, fui liberada para mexer no fogão e aprendi a fazer a massa e fritar, eu demorei um pouco para desenvolver a habilidade de lançar a panqueca no ar e “capturá-la” com a frigideira sem fazer bagunça..rs...E olha que a frigideira nem tinha antiaderente naquela época! Virava com uma escumadeira mesmo..rs
Sabe o crepe? Para mim é igual. Tem gente que diz que o crepe é uma panqueca metida a besta..rsrs.
A massa é super simples e facílima de fazer.

Ingredientes:

  • 1 ovo
  • 1 colher de chá de sal
  • 200 ml de leite
  • +/- 1 xícara de farinha de trigo

*Por que eu coloquei +/- 1 xícara de farinha?

Bom, você irá usar mais ou menos farinha dependendo do tamanho do ovo!
O ovo sendo líquido, e como em casa usamos por unidade, em qualquer receita ele interfere no resultado final. Por isso nas confeitarias, as receitas sempre colocam medidas em ml ou litros para os ovos.
É..rs...Você pode culpar a galinha se não der certo..rs.
A massa não pode ficar muito “aguada”, mas também não fica gostosa se ficar muito grossa, além de render bem menos panquecas.


Modo de fazer:


Bater todos os ingredientes no liquidificador.
Massa pronta, veja a textura

Colocar óleo na frigideira (mesmo que antiaderente), uma quantidade mínima, 1 colherinha de café é suficiente.


Pode dispensar o óleo também, mas neste caso a panqueca fica muito seca.
Aquecer um pouco e colocar meia concha da massa.

Mexer a frigideira girando de modo que espalhe a massa por todo fundo, e deixar fritar até secar a parte de cima (é rápido). 

Virar e deixar fritar do outro lado só um pouco.


Colocar em um prato e repetir a operação até acabar a massa.
Cada receita rende em torno de 12 panquecas.
Existem variações e vou ensinar duas aqui, uma com beterraba e outra com rúcula.
Eu adoro comê-las puras mesmo...Mas se rechear, dá um belo jantar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer comentar? Escreva aqui.

Seguidores