segunda-feira, 6 de maio de 2013

BOLO DE SUCO DE GOIABA


E narrando mais uma aventura culinária, era uma vez uma garrafa de suco de goiaba...

Outro dia abri uma garrafinha de suco de goiaba, daqueles concentrados, que a gente mistura uma parte do suco com outras tantas de água e faz uma jarra de refresco, sabe? Existem várias marcas no mercado. Acontece que se eu não preparo, os homens aqui da casa simplesmente esquecem da existência das coisas na geladeira...rsrs

Bom, como a validade depois de aberto é só de alguns dias, resolvi experimentar em uma receita de bolo, antes que tivesse que jogar fora sem aproveitar.

Coloquei no meio, algumas colheradas de goiabada mole, mesclando com ajuda de um garfo, mas isso pode ser opcional.

E ficou muito bom!



São esses os ingredientes:

  • 3 ovos
  • 1 ½ xícaras de açúcar
  • 3 colheres de sopa de margarina (bem cheias)
  • 3 xícaras de farinha de trigo
  • 1 copo de suco de goiaba concentrado (200 ml direto da garrafinha)
  • 1 colher de sopa de fermento em pó


Modo de fazer:


Bata as claras em neve e reserve.

Bata as gemas, o açúcar e a margarina até ficar bem cremoso e clarinho. Aos poucos, coloque o suco e a farinha, intercalando. Acrescente o fermento em pó e bata só mais um pouco. Desligue a batedeira, e com uma espátula, incorpore as claras em neve na massa.

Sugestão de forma com furo no meio, de 22 cm de diâmetro com 10 cm de altura. Despeje em forma untada e leve ao forno pré-aquecido (de 180° a 200°) por mais ou menos 30 minutos.


Cobertura:

  • 1 xícara de chá de açúcar de confeiteiro
  • 3 colheres de sopa do suco concentrado de goiaba
  • 1 colher de sopa de suco de limão


Misturar tudo até ficar uma massinha mole.
Jogue por cima do bolo frio, mas tem que estar bem frio mesmo! Caso contrário, irá derreter o açúcar e não formará a “casquinha” como na foto.


Acho que depois deste, vou experimentar fazer com outros sabores de suco. Afinal, não é só bolo de laranja que não leva leite!

2 comentários:

  1. Divino o bolo de suco de goiaba. Acabei de fazer pela segunda vez ... na primeira usei a forma de furo e o bolo ficou cru, no tempo recomendado, mas desta vez usei forma normal, redonda, e deu certinho.
    Como a temperatura do forno não é mencionada, optei por temperatura média, ou seja, 180 graus Celsius.
    Adorei! Excelente receita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente foi uma falha, não ter a temperatura, vou corrigir isso. É difícil especificar um tempo de forno, pois são diferentes, né? Cada vez que mudo de fogão, tenho que me acostumar e adaptar o tempo das receitas..rsrs. Obrigada pela mensagem!

      Excluir

Quer comentar? Escreva aqui.