quarta-feira, 15 de maio de 2013

BOLO DE FUBÁ COZIDO



Esta receita é uma das que eu sei que faço a muito tempo, só que não me lembro de onde veio, de onde tirei... se foi alguém que deu, se eu peguei em algum livro de receitas ou de alguma revista, só sei que foi uma das primeiras que escrevi no meu caderno de receitas, e isso já tem quase uns 30 anos ( ou mais ..haha... sei lá ..haha! ), é... naquele tempo era assim que guardávamos as receitas que gostávamos, fazíamos e aprovávamos... escrevendo em uma caderno!

Eu tenho o meu até hoje, mas como os computadores facilitaram tanto a nossa vida, faz muito tempo que não escrevo nada nele.


É uma receita boa para quem é celíaco, ou seja, tem intolerância ao glúten, pois não existe adição de farinha de trigo. De farináceos só entra o fubá de milho.

Não é um bolo muito fofo, mas é bem saboroso.

Se você procura uma receita de bolo de fubá bem fofinho, aqui no blog tem a receita do BOLO DE FUBÁ DE TIA CIDINHA, que você pode ver clicando AQUI, temos a receita do BOLO DE FUBÁ CREMOSO ( uma delícia ) que você pode ver clicando AQUI, e também temos uma de BOLO DE FUBÁ COM GOIABADA, veja clicando AQUI. Todas estas receitas podem ser encontradas na aba de índice em "Receitas Doces" > "Bolos", ok?


Ingredientes:

  • 3 xícaras de fubá
  • 3 xícaras de leite
  • 1 xícara de óleo
  • 2 e ½  xícaras de açúcar
  • 3 ovos
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher de sopa bem cheia de fermento em pó


Modo de preparo:


Em uma panela ( de preferencia com antiaderente ), misturar o fubá, o leite, o óleo e o sal.

Leve ao fogo e cozinhe até engrossar, como se fosse uma polenta, ou angu.

Desligue o fogo e acrescente todo açúcar, mexendo bem ( o açúcar vai derreter com o calor e vai deixar mais molinha a mistura ). Depois acrescente os ovos levemente batidos ( para estourar as gemas ) e mexa mais.

Por último o fermento em pó.

Colocar em uma forma untada (assadeira de 30 cm de diâmetro) e levar ao fogo por mais ou menos 35 minutos, até ficar dourado.


Este bolo não cresce muito, ok? Como já disse, ele não é muito fofo, mas é bem saboroso.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer comentar? Escreva aqui.

Seguidores