sexta-feira, 5 de abril de 2013

GUACAMOLE (CULINÁRIA MEXICANA)


Huummm...comida mexicana!

Se você nunca provou nada da culinária mexicana, pode começar com esta receita, que é super fácil de fazer, do tipo “misture tudo”.

Até onde eu sei, aqui no Brasil é o único lugar onde se come abacate com açúcar. Batido com leite ou amassadinho com um pouco de limão, mas em outros países o abacate é sempre usado em pratos salgados, como no caso do guacamole.

Eu diria que é um tipo de patê, pastinha, pure..rs...pode ser servido  com saladas mas a ideal e mais conhecida maneira de comer é com os famosos nachos.

Existem por aí, várias receitas para você fazer os nachos em casa, se você quiser, é claro!
Eu nunca fiz e acredito que nunca ferei..rs...Acho que não gosto tanto assim de cozinhar ao ponto de fazer receitas super trabalhosas (como essas que tem que abrir massa bem fina e ficar fritando para fazer uma porçãozinha) sendo que existe os Doritos prontinhos para servir..rs

É isso mesmo! Eu falei “os famosos nachos” por que todo mundo conhece como Doritos..rs...e as vezes não sabem que estes são os nachos..rs.

Ah! Mas não pode ser aqueles Doritos com sabor disso ou daquilo, tem que ser o original (atualmente com embalagem preta) para não interferir no sabor do guacamole.

Fiz um vídeo para vocês repararem como é fácil fazer.


Obs: Este é o vídeo editado, mas se quiser ver o original, está no canal do YouTube na playlist Culinária "Era Uma Vez, Um Bolo Xadrez"

Eu faço sem medidas e vou passar a receita da maneira que estou acostumada a preparar. Você vai precisar de:

Ingredientes:


  • 1 abacate (do médio para o grande).
  • 1 tomate (médio).
  • 1 cebola (média).
  • coentro ou salsa picada a gosto (eu uso uma quantidade equivalente a umas 3 colheres de sopa...e prefiro a salsa).
  • suco de um limão
  • sal a gosto
  • molho de pimenta a gosto
Modo de preparo:

Retire a pele e as sementes do tomate. Pique em cubinhos pequenos assim como a cebola.

Coloque a polpa do abacate em uma tigela e junte o tomate, a cebola, a salsa (ou o coentro. Eu não tenho problema com o coentro, mas tem muita gente que não gosta), o suco do limão, o sal e a pimenta.

Misture tudo.

Pode deixar “pedaçudo”..rs...Eu deixo mais pastoso pois é como o pessoal aqui de casa prefere.
Sempre coloque o sal aos poucos, provando e acrescentando mais se necessário.

Se você não gosta de pimenta, talvez possa até deixar de usar...mas...a comida mexicana é sempre muito apimentada! Um pouquinho que seja é bom você usar, ok?

Na hora de comer, você pega um nacho e coloca diretamente no pote com o guacamole, como se fosse uma espátula.



Curiosidade: Existe uma variedade de abacate bem pequeno, com casca mais dura, conhecido como “avocado” (abacate em inglês apesar de ter origem no México). 
É o mais usado para fazer o guacamole no país de origem, mas é abacate do mesmo jeito..rs...e como a produção daqui do Brasil é praticamente toda destinada a exportação, melhor não esquentar a cabeça, porque se você usar o abacate normal, sua receita vai ficar igual.

Não esquente a cabeça..rs...esquente a língua, use pimenta, ok?


2 comentários:

  1. Um bom guacamole merece sempre um comentário!:) Adoro guacamole, e já publiquei a minha receita, logo no inicio. Não é muito diferente da tua, mas eu ponho alho também e opto sempre pelos coentros (só um cheirinho).
    A tua nova foto está muito bonita!:)

    Beijinho,
    Olivia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também já fiz usando alho e achei que ficou muito bom, mas quis passar a receita como eu preparo com mais frequência.
      Eu não tenho problemas com o coentro e não entendo porque a maioria das pessoas tem!! Eu disse que prefiro a salsa, justamente por causa "da maioria"..rs...Afinal, guacamole é para comer com amigos, né? É o tipo de comida "feliz"..rs

      Excluir

Quer comentar? Escreva aqui.

Seguidores