terça-feira, 26 de março de 2013

RISOTO DE PATO COM MAÇÃ VERDE E CEBOLA CARAMELADA



Faz um tempo, meu marido voltou de um jantar de negócios dizendo que havia comido um ma-ra-vi-lho-so risoto de pato com maçã verde.
Não há meios de ele lembrar o nome do tal restaurante e eu já procurei na internet e “risoto de pato com maçã verde”...nada!!
No nosso último aniversário de casamento, fomos jantar em uma cantina chamada Vicolo Nostro, onde no cardápio havia um delicioso “risoto de pato com cebolas agridoces”. E não é que na minha busca pelo google, achei justamente esta receita?!?!
Fiz uma vez e ficou ótimo. Só que hoje, resolvi fazer mais ou menos do meu jeito e colocar a maçã verde que o meu marido tanto falou...e ficou boooommm...rs
Para quem estiver interessado, segue aqui a (minha) receita “mais ou menos” (rsrs):
Pegue 1 peito de pato de +/- 300grs  e corte em cubos (não muito pequenos e pode usar a pele que dá sabor e depois de fritinha fica ótima).
Em uma panela, refogue o pato com azeite e sal deixando bem douradinho. Depois de pronto, retire da panela e reserve. (ai ai...rsrs, lembrei de um amigo que dizia que toda receita que tem “reserve” é complicada..rsrs). Nesta mesma panela você fará o caldo.
Que me critiquem os gourmets mas eu tenho que ser prática...uso caldo Knorr mesmo!!!
São 4 xícaras de água com dois tabletes de caldo de galinha...pronto, falei!
E agora retornemos a receita:
Para a maçã e cebolas carameladas ou agridoces, você irá refogar rodelas de meia cebola em uma colher rasa de manteiga (manteiga mesmo, heim?! Nada de colocar margarina em risoto!!). Deixe que fiquem macias e então coloque duas colheres de açúcar. Quando formar um caramelo, acrescente 3 colheres de aceto balsâmico e meia xícara de suco de laranja, só então coloque ¾ de maçã verde picada em cubos grandes. Deixe ferver um pouco sem que a maçã fique muito mole.
Provavelmente, você terá que retirar as maçãs e cebola desta panela para deixar apurar essa “calda”, até ficar mais espessa...tipo xarope.
Pique bem a outra metade da cebola e coloque para refogar em uma colher rasa de manteiga. Junte o pato, duas colheres de sálvia picada, ¼ de xícara de vinho branco e deixe reduzir para só então colocar 1 e ½ xícaras de arroz arbóreo.
Vá colocando o caldo aos poucos, mexendo e cozinhando em fogo alto (com o arroz normal isso é impensável...rs).
Adicione mais caldo sempre que estiver secando e o arroz ainda não estiver no ponto, ou seja, al dente.
Acerte o sal lembrando que ainda vai o queijo e que ele já vai deixar mais salgadinho. Assim que estiver al dente e cremoso (risoto não se deixa secar totalmente), coloque 1 xícara de queijo parmesão ralado grosso e 1 colher de manteiga.
Mexa e sirva imediatamente, com as maçãs e cebolas carameladas por cima e aquele ¼ da maçã que sobrou, cortar em fatias para enfeitar o prato.
Espero que gostem...nós aqui gostamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer comentar? Escreva aqui.

Seguidores